Gerenciamento de projetos: pesquisa e desenvolvimento, adaptar-se aos riscos tecnológicos e as incertezas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BREWIN, Jeannette Cabanis & DIHSMORE, Paul C. Gerenciamento de Projetos. Capítulo 36. Gerenciamento de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento: Adaptar-se ao risco tecnológico e à incerteza. 1ª ed.Ed. BRASPORT Livros e Multimídia Ltda. Rio de Janeiro. Páginas 221-231. 2009.

Resenhado por Alan Magalhães Lira, Carley Beatriz Pereira Rodrigues, Victor Rogério Coelho da Silva e WanderclaytonGurjão Dalmácio, alunos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFRA – Universidade Federal Rural da Amazônia em 01 de abril de 2013.

O capítulo desenvolve a aplicação do gerenciamentode projeto em um ambiente de pesquisa e desenvolvimento abordando que tal técnica pode auxiliar os executivos, com foco nos aspectos de negocio, ajudando a controlar, a ter rigor no custo e no tempo deinicio e término de um projeto. Entretanto nos chama a atenção a fato de que, apesar dos benefícios, esses não são capazes de sanar totalmente os problemas existentes, pois convivem com tópicosobrigatórios em um projeto de pesquisa, que são as incertezas e o risco tecnológico.
Existem variadas ferramentas que podem ser utilizadas no gerenciamento de um projeto, mas é aconselhável tomarcuidados, pois, gerenciar P&D, em geral se diferencia dos outros tipos de projetos. O gerente deve estar precavido, pois lida com incertezas e, quanto maiores elas são, maior deve ser o tempo gasto com aanálise delas, e em vista disso, o autor deixa claro que escolher as ferramentas apropriadas para gerenciar P&D, não é tão fácil.
Sobre a aplicação, é possível refletir sobre as ideias em umprojeto, que devem ser utilizadas e gerenciadas cautelosamente para se adequar ao projeto, pois , em P&D, as ideias que tem um impacto social e financeiro no mercado são as que serão logicamenteviáveis ao projeto. O projeto é feito de ciclo ou fases, e cada uma dessas é importante para ajudam a reduzir as incertezas, com o decorrer do tempo. Para melhor visualização são apresentados gráficos,...
tracking img