Gerenciamento de projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerenciamento dos riscos do projeto

Risco do projeto é um evento com uma probabilidade de ocorrer no futuro, impactando o projeto de forma negativa ou positiva. Segundo PMBOK, o gerenciamento dos riscos inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e monitoramento de riscos. Seu objetivo é aumentar a exposição aos eventos positivos e minimizar aoseventos negativos.

Para poder gerenciar os riscos do projeto existem seis processos.

* Planejar o gerenciamento dos riscos.
* Identificar os riscos
* Realizar a análise qualitativa dos riscos
* Realizar a análise quantitativa dos riscos
* Planejar as respostas aos riscos
* Monitorar e controlar os riscos

PROCESSOS DO GERENCIAMENTO DOS RISCOS

PLANEJAR O GERENCIAMENTODOS RISCOS

É o processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto. Esse processo é importante para garantir que o grau, o tipo e a visibilidade do gerenciamento dos riscos sejam proporcionais tanto aos riscos como à importância do projeto para a organização.
Entradas
* Declaração do escopo do projeto
Fornece uma percepção clara do intervalo depossibilidades associadas com o projeto e suas entregas e estabelece a estrutura para o nível de importância que o esforço de gerenciamento dos riscos pode atingir.

* Plano de gerenciamento dos custos
Define como os orçamentos, as contigências e as reservas de gerenciamento dos riscos serão reportadas e utilizadas.

* Plano de gerenciamento do cronograma
Define como as contigências docronograma serão reportadas e utilizadas.

* Plano de gerenciamento das comunicações
Define as interações que vão ocorrer no projeto e determina quem estará disponível para compartilhar informações sobre diversos riscos e respostas em diferentes momentos (e locais).

* Fatores ambientais da empresa
Podem influenciar o processo de planejar o gerenciamento dos riscos, incluem entreoutros, as tolerâncias e atitudes em relação aos riscos que descrevem o grau de risco que a organização pode suportar.

* Ativos de processos organizacionais
Os ativos de processos organizacionais que podem influenciar o processo de Planejar o gerenciamento dos riscos incluem, mas não estão limitados a:
* Categorias de riscos;
* Definições comuns de conceitos e termos;
*Formatos da declaraçãoo de riscos;
* Modelos padrão;
* Papéis e responsabilidade;
* Níveis de autoridade para tomada de decisões;
* Lições aprendidas e
* Registros de partes interessadas, que também são ativos críticos a serem revistos como componentes para o estabelecimento de planos eficazes para o gerenciamento os riscos.
Ferramentas e técnicasReuniões e análises de planejamento
As equipes dos projetos fazem reuniões de planejamento para desenvolver o plano de gerenciamento dos riscos. 

Saídas
* Plano de gerenciamento dos riscos
O plano de gerenciamento dos riscos descreve como o gerenciamento dos riscos será estruturado e executado no projeto. Esse plano contém as seguintes informações:

*Metodologia. Define as abordagens, ferramentas e fontes de dados que podem ser usadas para realizar o gerenciamento dos riscos no projeto.

* Papéis e responsabilidades. Define o líder, o suporte e os membros da equipe de
gerenciamento dos riscos para cada tipo de atividade do plano de gerenciamento dos riscos e explica suas responsabilidades.

* Orçamento. Atribui recursos, estima os fundos necessários ao gerenciamento dos riscospara inclusão na linha de base do desempenho de custos e estabelece os protocolos para aplicação das reservas para contingências .

* Prazos. Define quando e com que frequência o processo de gerenciamento dos riscos será realizado durante o ciclo de vida do projeto, estabelece os protocolos para aplicação das reservas para contingência  do cronograma e determina as atividades de...
tracking img