Gerenciamento de pessoas - mecanismos de defesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIAMENTO DE PESSOAS

MECANISMOS DE DEFESA

Os motivos tendem a perder sua força ao serem satisfeitos. Quando isso ocorre,outras necessidades competitivas se tornam mais intensas.
Tambémobserva-se mudança na força do motivos quando sua satisfação é bloqueada. Essa mudança, entretanto, nem sempre se manifesta de início. Aliás, o mais normal é que a pessoa procure apresentar algumcomportamento destinado a eliminar o bloqueio.
As primeiras tentativas para eliminar os bloqueios à satisfação tendem a ser racionais. Quando a pessoa percebe que não pode alcançar o objetivo dedeterminada maneira, pode tentar de outras, até alcançar, ainda que parcialmente, a realização do objetivo.
Quando não alcança qualquer resultado positivo, a pessoa pode direcionar seu comportamento paraobjetivos substitutos. Por ex.: quando alguém apresenta um desejo intenso de ocupar cargos públicos importantes, mas não o consegue, pode, de alguma forma, satisfazer-se assumindo as funções desíndico ou de conselheiro de algum clube recreativo.
Quando esse direcionamento para objetivos substitutos não produz resultados positivos, as pessoas tornam-se frustradas e podem desenvolvercomportamentos irracionais, sendo que esses podem ocorrer sob diversas formas conhecidas como mecanismos de defesas, os quais consistem em afastar um sentimento gerador de angústia. Os mais comuns são:

*Agressão: a pessoa passa a dirigir sua hostilidade contra a pessoa ou o objeto que, em seu entender constitui a causa de sua frustração. O empregado frustrado em seu trabalho pode tentar agredir seuchefe ou então prejudicar sua imagem por meio de boatos.
* Deslocamento: frequentemente as pessoas são impotentes para atacar diretamente a causa da frustração. Daí procurarem deslocar suaagressividade para outros alvos.
Por ex.: um empregado pode não agredir seu chefe, pois sabe que acabará ele mesmo sendo prejudicado. Então ele poderá discutir com a mulher, bater nos filhos ou da um...
tracking img