Gerenciamento de memoria em sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic][pic]FACULDADES NETWORK



EDER CARLOS DA SILVA

ELISANGELO EDIBERTO DE BRITO

ELENIR CUSTÓDIO

VANESSA CAMPOS LIMA





GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA EM

SISTEMAS OPERACIONAIS

ARTIGO CIENTÍFICO









NOVA ODESSA-SP
2012

FACULDADES NETWORK



EDER CARLOS DA SILVA

ELISANGELO EDIBERTO DE BRITO

ELENIR CUSTÓDIO

VANESSA CAMPOS LIMAGERENCIAMENTO DE MEMÓRIA EM

SISTEMAS OPERACIONAIS

ARTIGO CIENTÍFICO



Trabalho apresentado às Faculdades Network elaborado como um dos pré-requisitos exigido pela disciplina de Sistemas Operacionais.




Prof. Rafael Amorim










NOVA ODESSA-SP

2012

SUMÁRIORESUMO


Quando os aplicativos começam a ser carregados na memória, eles são carregados em blocos. O tamanho desses blocos é determinado pelo sistema operacional. Se o tamanho do bloco é 2 megabytes, todo processo carregado receberá um pedaço da memória que é múltiplo de 2 megabytes. Os aplicativos serão carregados nestes tamanhos fixos de blocos. Os blocos iniciarão e terminarãonos limites estabelecidos por palavras de 4 ou 8 bytes. Esses blocos e limites organizam o carregamento dos aplicativos, impedindo sobreposição. Depois que o processo estiver concluído, a pergunta que nos resta é: o que se pode fazer quando o espaço de 500 megabytes for ocupado?


Na maioria dos computadores, é possível adicionar mais memória, além da capacidade original. Por exemplo, você podeexpandir a memória RAM de 1 para 2 Gigabytes. Isto funciona, mas custa caro. Este fato também ignora um dado importante da computação: a maioria da informação que um aplicativo armazena na memória não está sendo usada o tempo inteiro. Como um processador só pode acessar um local da memória por vez, a maior parte da memória RAM não é utilizada. Como o espaço de disco rígido é mais barato do que amemória RAM, mover a informação da memória RAM para o disco rígido é uma solução sem custo algum. Esta técnica é conhecida como gerenciamento da memória virtual.


O armazenamento em disco é apenas um dos tipos de memória que podem ser gerenciados pelo sistema operacional. Também é a memória mais lenta. A seguir, veja uma classificação por velocidade dos tipos de memória em um computador.Palavras Chaves: Sistemas Operacionais, windows, linux, unix , memória.

ABSTRACT

“resumo em inglês , depois eu coloco”



Keywords: Operating Systems, windows, linux, unix, memory.





INTRODUÇÃO



Motivados pelo interesse em saber o funcionamento de alocações de
memória em sistemas operacionais, decidimos abordar neste seminário sobre as funcionalidades dossistemas Windows, Linux e Unix, e os propósitos de funcionamento de memória, e como as escritas e leituras em memórias podem ser executadas por um processador, de maneira relativa a sua ordem no programa original e como escritas feitas por um processador









































Atualmente, o UNIX é um importante padrão queinfluenciou o projeto de muitos sistemas operacionais modernos, como o próprio MS-DOS e o OS/2. Além disso, o UNIX é hoje o sistema operacional mais adequado e mais utilizado nos computadores que atuam como servidores na rede mundial de computadores Internet. Com a recente popularização da Internet, as vendas de sistemas baseados no sistema operacional UNIX têm crescido vertiginosamente.
O sistemaoperacional UNIX é um sistema multi-usuário e multi-tarefa. Por multi-usuário entende-se um sistema no qual programas de mais de um usuário podem estar em execução. Em um sistema multi-usuário, algum tipo de conexão entre o sistema central e os diversos usuários deve existir, seja a conexão simples de terminais, ou uma rede local de computadores. Um sistema multi-tarefa é aquele capaz de executar...
tracking img