Gerenciamento de materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Classificação de Materiais
Segundo VIANA(2002) a classificação de materiais pode levar o armazém ao sucesso. Seu objetivo é agrupar materiais por características semelhantes, pode também identificare decidir prioridades.
Uma boa classificação deve conter:
- abrangência: deve conter diversas características, e não apenas reunir materiais para serem classificados.
- flexibilidade: permiteinterfaces de classificação de diversos tipos, com grande visão de gerenciamento dos estoques.
- praticidade: a classificação deve ser direta e simples.
Dentro desse tema encontramos os tipos declassificação, que vem a ser, segundo VIANA(2002), uma divisão que norteia as várias formas de classificação, deve ser analisada no todo,propiciando decisões e resultados atenuando o risco da falta.
Eles seclassificam em 8 tipos:
Por tipo de demanda, que por sua vez se divide em duas:
- Materiais de estoque, devem exisitir no estoque e conter critérios e parâmetros de ressuprimento automático, osmateriais são classificados quanto a aplicação (materiais produtivos, matérias primas, produtos em fabricação, produtos acabados, matérias de manutenção, matérias improdutivos, matérias de consumogeral), quanto ao valor (materiais de grande, médio e baixo valor de consumo, neste a ferramenta “curva ABC” determina a importância dos materiais em função do valor expresso pelo próprio consumo em umdeterminado consumo) e quanto a importância operacional (materiais de aplicação não importante, de importância média e de importância vital).

[pic]

- Materiais não de estoque, que são materiais dedemanda imprevisível, sem ressuprimento automático. Não há regularidade de consumo, fazendo que a aquisição seja efetuada por solicitação. Podem também ser comprados para utilização posterior,estocados assim temporariamente.

[pic]
Por materiais críticos, que são matérias de reposição específica, cuja demanda não é previsível, e sua estocagem é definida com a análise de risco, ou seja,...
tracking img