Gerenciamento de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
10 DICAS PARA GERENCIAR SEU ESTOQUE



1 – CONCIENTIZAÇÃO:

Entenda que o estoque é o cofre da empresa. Se for mal gerenciado, pode causar prejuízos e alterar todo o fluxo do caixa. A grandemaioria dos problemas encontrados nos estoques têm origem no descaso dos empresários por esse departamento.

2 – ENVOLVIMENTO:

O gerenciamento do estoque deve envolver também os departamentosde compras, de vendas e financeiro da empresa. A manutenção de estoques é cara e este gerenciamento irá permitir que o capital investido seja minimizado.

3 – CONHECIMENTO:

Estude muito sobreo assunto. Conceitos como os de curva ABC, Lead time, estoque mínimo, ponto de pedido, tempo de reposição e lote econômico de compra irão lhe auxiliar nas tomadas de decisão dentro do estoque.

4 –ORGANIZAÇÃO:

Mantenha a área do estoque limpa e organizada. Há uma tendência nas empresas em utilizar o estoque para guarda de todo tipo de utensílios e materiais descartados pelos outrosdepartamentos da empresa, diminuindo espaços e dificultando o trabalho.

5 – SOFTWARE:

A escolha de um programa adequado irá depender do seu tipo de negócio, tamanho de sua empresa, necessidadesespecíficas e o grau de informatização desejado. Existem softwares adequados para todo tipo de operação, mas TODOS precisam ser alimentados.

6 – PREVISÃO:

Conheça o histórico de vendas daempresa para os vários períodos do ano. A partir disso você poderá prever o estoque mínimo (estoque de segurança) para cada item e também o volume de compras necessárias para atender as expectativas dedemanda em cada período.





7 – ACESSO:

Nem todos os funcionários da sua empresa podem ter acesso ao estoque. Quanto menor o número de pessoas com acesso, melhor para o negócio. Assimevitam-se extravios de mercadorias, danificação de materiais e mal acondicionamento, diminuindo as chances de perder produtos sem necessidade.

8 – PROCESSOS:

Os principais processos no estoque...
tracking img