GERENCIAMENTO DE EFLUENTE DA AVICULA

2049 palavras 9 páginas
GERENCIAMENTO DE EFLUENTE DA AVICULA

Cassio Reis
Cézar Lima
Cristian Moraes
Douglas Silva

1. Introdução
Esta atividade teve como objetivo conhecer de uma maneira prática as legislações e normas que regulamentam as atividades realizadas por frigoríficos. Para tanto foi realizada uma visita técnica a empresa BOAVE situada em Rio Pardo, onde foram abordados aspectos desde o recebimento dos animais até sua destinação final (expedição).
A regulamentação do comércio de carnes é necessária, pois desde a origem do homem a carne faz parte de sua alimentação. Exigindo, portanto, o abate de animais, que vem aprimorando suas técnicas através dos tempos. O abate é realizado para obtenção de carne e seus derivados destinados ao consumo humano. Esse processo de abate consequentemente geram águas residuárias.
Todos os estabelecimentos por via de regra, lançam as águas residuárias diretamente em curso de água. Porem o que frequentemente acontece é que os rios são de pequeno porte e o efluente do matadouro é tão volumoso que torna as águas receptoras impróprias à vida aquática, e a qualquer tipo de abastecimento agrícola, comercial, industrial, ou recreativo.
Os principais impactos ambientais são a geração de efluentes hídricos que podem provocar a contaminação dos solos, das águas superficiais e subterrâneas, além de gerar odor indesejado na decomposição da matéria orgânica.

2. Processamento da Carne
O abate de aves, bovinos e suínos, assim como de outras espécies de animais, é realizado por indústrias frigoríficas e abatedouros para obtenção de carnes e seus derivados, destinados ao consumo humano. Esta operação, bem como demais processamentos industriais da carne, são regulamentadas por normas sanitárias destinadas a dar segurança alimentar para seus consumidores.
Como consequência das operações de abate para obtenção de carnes e seus derivados, originam-se vários subprodutos e/ou resíduos como: couros, sangue, ossos, gorduras, aparas de carne, tripas,

Relacionados