Gerenciamento de dispositivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que significa para uma máquina suportar memória virtual? Que facilidades de hardware são tipicamente necessárias para uma máquina que suporta memória virtual?
R: Suportar o uso de memória virtual pode significar uma redução de custo que o usuário teria para expandir a memória RAM do equipamento, uma vez que este tipo de memória utiliza o espaço presente no próprio disco rigido, porem o SOdeve prever quais as páginas referenciadas que devem ser mantidas na memória de forma a minimizarmos as interrupções por falta de página.
2. Como funciona a memória virtual?
R: A memória virtual combina a RAM do computador com espaço temporário no disco rígido.Quando a RAM fica insuficiente, a memória virtual move os dados da RAM para um espaço chamado arquivo de paginação.Isso libera a RAM paraque o computador possa concluir seu trabalho.
3. Compare as técnicas Overlay e Swapping.
R: Overlay: o programa é subdividido em módulos com execução independente, que utilizam a mesma área de memória
Swapping: processo necessita estar na memória para ser executado; Um processo pode ser temporariamente movido para fora da memória (backing store) e então trazido de volta para a memória paracontinuar a execução e a maior parte do tempo de swap é tempo de transferência; tempo de swap é proporcional ao tamanho do processo.
4. Que razões podem exigir o início do swapping?
R: O início do swapping pode ocorrer quando não há mais espaço em memória para execução de tarefas, iniciando assim o rodízio de processos.
5. Explique as diferenças entre paginação e segmentação:
R: Paginação: Apaginação permite que o programa possa ser espalhado por áreas não contíguas de memória.
Segmentação: Técnica de gerência de memória onde programas são divididos em segmentos de tamanhos variados cada um com seu próprio espaço de endereçamento.
A principal diferença entre a paginação e a segmentação é a alocação da memória de maneira não fixa, a alocação depende da lógica do programa.
6. O que sãoarquivos e como eles se classificam?
R: É um conjunto de registros definidos pelo sistema de arquivos e podem ser armazenados em diferentes dispositivos físicos, sendo classificados de acor4do com sua extenção (.zip, .txt, .pdf, etc) e pela sua forma de armazenamento (Não Estruturado: Arquivos consistem apenas de uma sequência de bytes; e Estruturado: Os dados são representados em registros; Osistema pode prover ou não indexação para registros individuais; O índice é normalmente armazenado em uma estrutura de dados como tabela hash ou árvore B.).
7. Como arquivos podem ser implementados através de alocação contínua?
R: Trata-se do exemplo mais simples de implementar, no qual é utilizado um bloco de dados contínuo (sequencial) no disco para armazenar um arquivo. Por exemplo,considerando um disco com blocos de 1k, um arquivo com 20k ocuparia 20 blocos consecutivos.Este tipo de alocação traz como principal vantagen a simplicidade de implementação e o fato de ter um bom desempenho no acesso a um arquivo, pois um arquivo inteiro pode ser lido com apenas uma operação.Porém, a alocação contínua possui desvantagens. A primeira está no fato de que este tipo de alocação só é praticávelcaso seja conhecido o tamanho do arquivo no momento de sua criação. Outra desvantagem é que este tipo de alocação gera uma fragmentação no disco.
8. Quais são as principais funções de um gerenciador de arquivos?
R: O Gerenciador de Dispositivos monitora todos os dispositivos, canais e unidades de controle. Sua tarefa é escolher a forma mais adequada para a alocação de todos os dispositivos deum sistema (impressoras, terminais, unidades de disco, etc.), de acordo com uma política de programação de execução (scheduling) definida pelos projetistas do sistema. O Gerenciador de Dispositivos faz a alocação, inicia a operação e, por fim, “desaloca” o dispositivo.
9. O que acontece quando é feita uma demanda a uma dada página de processo, ela não está presente na memória principal e não...
tracking img