Gerenciamento de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:

Gerenciamento de custos de um projeto é o conjunto de estimativas e estudos realizados para determinar que o projeto seja realizado, sem grandes irregularidades ou acontecimentos tenham influencia sobre os valores programados para a execução total do projeto.
Por ser uma tarefa difícil, já que cada projeto é único, é necessário que o gerente de projetos tenha estimativas reais eesteja preparado para lidar com eventuais acidentes que possam acontecer durante o projeto. Por mais que se tenham dados históricos de atividades e projetos similares, pois sempre há analogias entre projetos, ainda assim, os dados sempre estão sujeitos a imprecisões. Por isso é tão importante não só ter cuidado nas estimativas, mas controlar o projeto bem de perto, verificando os desvios de rota,recalculando as estimativas e fazendo as alterações necessárias sempre de forma preventiva.

DESENVOLVIMENTO:

Um projeto tem uma boa gerência de custos quando sua conclusão está dentro do custo estimado, gera fluxo de caixa positivo e minimiza as chances de utilização de reservas financeiras do projeto.
De acordo com a nossa fonte de pesquisa, no gerenciamento de custos do projeto sãoconsiderados os seguintes processos:
a) Estimar os custos: estima os custos dos recursos necessários para completar todas as atividades do projeto;
b) Determinar o orçamento: valor agregado de todas as estimativas de custos, somando as estimativas de cada atividade ou pacote de trabalho, para estabelecer a linha base (baseline) de custo do projeto para fim de orçamento;
c) Controlar os custos:influenciar os fatores geradores de custos adicionais e controlar as mudanças no orçamento ao longo da evolução do projeto. Na gestão dos custos a preocupação é elaborar e controlar o orçamento do projeto, de forma agregada e não atividade por atividade, gerindo os fatores que podem influenciar e desviar o projeto.
Para uma boa gestão de custos é necessário boa integração com as demais áreas de gestãodo projeto, em especial com aquelas que fazem parte do triangulo dos objetivos primários – escopo, prazo e custo. Além dessas, a área de risco fornece informações vitais para boa gestão de custos, bem como a área de integração, que deve estar ciente de qualquer alteração nos planos do projeto e a área de comunicação deve através de seus relatórios de desempenho, trazer insumos importantes para aanálise dos riscos do projeto.
FLUXO DE PROCESSOS DE GESTÃO DE CUSTOS


O primeiro processo a ser cumprido dentro do gerenciamento de custos é estimar os custos. Esse processo envolve o levantamento dos recursos necessários para completar todas as atividades do projeto, permitindo estimar os custos do mesmo.
Neste processo é preciso que o gestor elabore um código de contas para as informaçõesfinanceiras não ficarem misturadas com as demais atividades rotineiras da organização.
Os custos são estimados para todos os recursos que serão cobrados no projeto. Isso inclui, mas não se limita a mão de obra, materiais, equipamentos, serviços e instalações, assim como categorias especiais como previsão infração ou custos de contingências. Uma estimativa de custo é uma avaliação quantitativados custos prováveis dos recursos necessários para completar a atividade.

Figura 1 - Componentes das estimativas de custos (PMBOK, 2008, p.162)

Para iniciar a orçamentação, precisamos resgatar informações de outras áreas do projeto, que serão necessárias para o desenvolvimento da estrutura de custo do projeto, em especial escopo, prazo e riscos. O objetivo do processo de orçamentação é gerara linha base (baseline) de custo do projeto.

Exemplo:
Eduardo e Mônica estavam adiando a reunião sobre o planejamento dos custos do projeto, pois sabiam que este seria um momento critico e repleto de discussões.
O primeiro passo foi buscar referencial de custo para a obra. Como ainda não tinha informações detalhadas das atividades do projeto, resolveram procurar em revistas especializadas...
tracking img