Gerenciamento de banco de dados (racy rassilan)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerenciamento de Banco de Dados


Racy Rassilan
racy@unipacto.com.br

RESUMO
Banco de Dados são determinadas quantidades de dados (informações) que relacionam entre si.
Esses relacionamentos são feitos por um Sistema Gerenciador de Bancos de Dados (SGBD),programas-aplicativos, que com recursos específicos têm finalidade de facilitar a manipulação das informações armazenadas.
Esse sistema tem como função a interação dos aplicativos com o sistema de arquivos do sistema operacional do computador, o cumprimento de integridade (relacionamento entre os sistemas), segurança (acessibilidade), cópias de segurança (backup) e controle de concorrência (em caso deacessos simultâneos à mesma informação).
No momento em que o usuário emite uma solicitação de acesso, o software SGBD intercepta a solicitação, verifica nos sistemas internos o poder de acesso do usuário, e de acordo com o resultado, executa a operação solicitada.
A rapidez e a eficácia na manipulação das informações são os resultados do programa.

ABSTRACT
Database iscertain amounts of data (information) that relate to each other.
Those relationships are made by a System Manager of databases (SGBD), program-applications that have purpose of facilitating the manipulation of the stored information with specific resources.
That system has as function the interaction of the applications with the system of files of the operating system of the computer, theintegrity execution (relationship among the systems), safety (accessibility), copies of safety (backup) and competition control (in case of simultaneous accesses to the same information).
When the user emits an access solicitation, the software SGBD it intercepts the solicitation, it verifies in the internal systems the power of the user's access, and in agreement with the result, it executes therequested operation.
The speed and the effectiveness in the manipulation of the information are the results of the program.

INTRODUÇÃO

A fim de criar um sistema que diminuísse os contratempos que impediam o rápido crescimento de uma empresa, surgiu a iniciativa de aperfeiçoar os sistemas de gerenciamento de arquivos, para acelerar o processamento de informações. E impulsionada pordecisões organizacionais, com o propósito de facilitar o armazenamento, acesso e manipulação de grandes quantidades de informações, mais eficientes e rápidas, utilizando menores esforços humanos. Originou-se o sistema de processamento de informações que supre tais necessidades e este foi denominado de Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, (SGBD).
Este sistema é totalmentecomputadorizado que utiliza quatro componentes básicos: dados, hardware, software e usuários. E cuja finalidade geral é armazenar informações de qualquer tipo e permitir que os usuários as busquem e atualizem quando necessário de forma rápida e eficiente.
Na década de 60, foram lançados os primeiros sistemas gerenciadores de banco de dados SGBDs, tendo por impulso a agilidade do trabalho econsequentemente o aumento da produtividade.

JUSTIFICATIVA


Para conseguir boa posição no mercado de trabalho, é necessária uma boa preparação em áreas específicas. Porém isso não é o suficiente, em áreas como a de tecnologia avançada, exige um diferencial que tornará o profissional único. Somente assim conquistará o mercado.
Conforme esta afirmação, acreditamos que o ‘trabalho’ em“Gerenciamento de Banco de Dados” é um dos bons caminhos a seguir já que todas as empresas desejam crescer ao lado da tecnologia, e esta, está surpreendentemente cada vez maior.
Ao fazer pesquisas sobre esta área, percebemos que ela é dominada por diversas técnicas e muitas delas, ainda, escondidas ou pouco utilizadas. Algumas possibilitam o gasto mínimo em materiais, o que atrai os empreendedores,...
tracking img