Gerenciamento das diferenças individuais e da diversidade

Páginas: 17 (4121 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
Gerenciamento das diferenças individuais e da diversidade

e

Integração, Treinamento e Desenvolvimento

Universidade São Marcos – 1.º Semestre de 2.010

Sistemas de Informação – 8.º Semestre
Psicologia Organizacional
Prof.: Mutsuo Onu

Marcos Roberto dos Santos – RGM: 801949


Gerenciamento das diferenças individuais e da diversidade

Personalidade
Definição de personalidadeA palavra personalidade deriva da palavra "persona", que tern raízes gregas e lati¬nas, e refere-se às máscaras teatrais vestidas pêlos atores gregos {Pervin e John, 2001). A personalidade tem sido definida de muitas maneiras (Pervin e Cooper, 1999). No sentido mais amplo, o termo se refere às características mais duradouras e internas dos indivíduos e que organizam seu comportamento (Derlega etai, 2005). A maior parte das utilizações do termo pode ser resumida em função de dois temas princi¬pais. O primeiro significado do termo origina-se da perspectiva de uni observador e envolve a presença pública e a reputação social de um indivíduo. O segundo sig¬nificado se refere a intensidade ou ao ser de um indivíduo: a natureza privada, vital e essencial de alguém. Com o tempo, apersonalidade nesse sentido veio a significar as estruturas profundas e duradouras de um indivíduo que formam o núcleo central do eu (Derlega et ai, 2005). A mensuração da personalidade se torna complicada pelo fato de que essas duas perspectivas não são facilmente integradas e requerem estratégias de medidas bem diferentes, uma vez que uma enfatiza os aspectos visíveis externos, enquanto a outra foca o todointerno e dinâmico para a perspectiva externa da personalidade.
Conceituação da personalidade O modelo de personalidade Big Five

A partir de meados dos anos 1980, a pesquisa se concentrou, no uso do modelo de cinco fatores (five-factor model — FFM) ou em alguma variante para classificar a personalidade (Barríck et ai, 2001). O FFM da personalidade representa uma estru¬tura de traçosdesenvolvida e elaborada nas últimas cinco décadas (McCrae e Costa, : 1997); originou-se nos trabalhos de Fiske (1949) e Norman (1963), que reproduzi-I ram uma estrutura altamente estável com cinco fatores (John, 1990). Os pesquisado-; rés concordam que quase todas as medidas da personalidade poderiam ser categori-i: zadas de acordo com o FFM da personalidade (também chamado BigFive—modelo dos cincograndes fatores de personalidade) (Goldberg, 1990). A pesquisa mostrou, í também, que os cinco fatores da personalidade têm base genética (Digman, 1989) e ; provavelmente são herdados (Jang et a/., 1996).
Segundo o FFM, cinco grandes dimensões básicas da personalidade são a base de todas as outras (veja o Quadro de Destaque 2.1).
A teoria e a pesquisa mostram que os Cinco Grandes fatores causamimpacto ; na motivação, que, por sua vez, afeta o desempenho. A personalidade é expressa em atitudes e comportamentos. Uma pessoa conscienciosa não tem um alto desempenho devido à propriedade da realização.
Destaque 2.1
As Cinco Grandes dimensões da personalidade (modelo Big FSve)
• Extroversão: dimensão da personalidade que descreve alguém sociável, falante e confiante.
• Socialização:dimensão da personalidade que descreve alguém de boa paz, cooperativo e confiável.
• Realização: dimensão da personalidade que descreve alguém responsável, confiável, persistente e voltado a realizações.
• Neurotícismo: caracteriza um estado de posítivldade que está calmo, empolgado e seguro para um estado de negatividade de alguém tenso, nervoso, deprimido e inseguro.
• Abertura para novasexperiências: característica de personalidade que caracteriza alguém imaginativo, sensível e intelectual.

A autoeficácia (Bandura, 1977) e os objetivos (Locke e Latham, 2002) são conceitos motïvacionais importantes na psicologia organizacional e do trabalho. A autoeficácia impacta tanto os objetivos quanto o desempenho. A pesquisa mostra os efeitos do estado de consciência e do neuroticismo na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diversidade e Diferenças Individuais
  • Administrando Diversidades e Diferenças Individuais
  • ADMINISTRANDO DIVERSIDADES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
  • diferenças individuais e atenção a diversidade na aprendizagem escolar
  • Diversidade / diferenças
  • Diversidade e diferença
  • O HOMEM COMO UM SER SOCIAL. O TRABALHO EM GRUPO E A DIVERSIDADE E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS.
  • diferencas individuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!