Gerenciamento da cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSC-CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
NÚCLEO ADMINISTRAÇÃO

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Emersom Almeida dos Santos
Gledisnei Ribeiro da Silva
José Alexandre dos Santos Silva

SÃO PAULO/SP
Abril 2012
Emersom Almeida dos Santos
Gledisnei Ribeiro da Silva
José Alexandre dos Santos Silva

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOSLOGÍSTICA EMPRESARIAL

Trabalho apresentado na disciplina de Administração da Produção e Logística, do curso de administração, do Centro Universitário São Camilo.
Professor: Claude Machline

São Paulo-Abril 2012

Resumo
O presente trabalho está baseado na bibliografia do curso indicada pelo professor, e a opção escolhida foi à solução de 4 questões discursivas, enunciadasno final do primeiro capítulo do livro de Ballou-Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial.

Palavras-Chave: Gerenciamento, Logística, Just in time.

Questão do Capítulo I
Logística Empresarial/Cadeia de Suprimentos-Uma Disciplina Vital

1. O que é gerenciamento de suprimentos? Compare-o com a gestão da logística empresarial.
Ballou nos diz que gerenciamento desuprimentos é um conjunto de atividades funcionais, como transporte, estoques, por exemplo, e que essas atividades se repetem inúmeras vezes no decorrer do processo aonde matérias-primas vão se convertendo em produtos finais, aos quais são agregados valores para o consumidor. Como as fábricas, os pontos de vendas e as fontes das matérias-primas não se encontram no mesmo lugar e o processo representa umasequência de etapas de produção, as atividades de logísticas podem se repetir várias vezes até o produto chegar ao mercado.
Parece simples pensar em logística como sendo apenas o gerenciamento do fluxo dos produtos dos pontos de distribuição de matérias-primas até o consumidor final, porém a vida de um produto não se encerra com a entrega ao consumidor, estes produtos tornam-se obsoletos,danificados ou inoperantes e depois são devolvidos aos seus pontos de origem para conserto ou descarte, esse processo é conhecido como canal logístico reverso.
A logística empresarial é um campo empresarial é um campo novo no estudo na gestão integrada, segundo o autor no livro, ela trata da gestão coordenada de atividades inter-relacionadas, em substituição à prática antiga de administrá-lasseparadamente. Encontramos no texto uma definição que diz:
Logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender as exigências dos clientes.
A diferença entre as duas é que a gestão de logística se preocupa em atender às necessidades doprocesso como um todo, desde o início até o momento do descarte, ou seja, o fluxo do produto do começo ao fim, pensando sempre na qualidade para satisfazer o cliente e aumentar as vendas.
.2. Resuma os fatores e forças que dão à logística a importância que ostenta entre outras áreas funcionais (marketing, finanças, produção) de uma empresa.
A logística tem grande importância em diversas áreas e issonão é mérito de hoje, é algo que ocorre há muitos anos, como exemplo, no campo militar. Para facilitar nosso entendimento vamos relatar a seguir diversas áreas onde encontramos na logística o suporte necessário para o sucesso de várias áreas de atuação do mercado.
Na área de produção podemos citar a Toyota, que utiliza o conceito Just in time, a empresa possui uma fábrica em Kentucky e utilizapeças de suprimentos através do Pacífico que são transportadas de trem pela Costa Oeste dos EUA, chegando a sua fábrica em Georgetown para abastecer sua linha de montagem que produz 1.000 automóveis por dia.
Temos ainda o poder de gerar vendas-marketing- e também de reduzir custos. Como exemplo a rede WAL-MART que superou seu concorrente investindo em um sistema computadorizado global, que...
tracking img