Gerenciador de rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BANCO DE DADOS

1 - CONCEITOS GERAIS DE BANCO DE DADOS
1.1 - Conceitos
BANCO DE DADOS - É o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para consulta e atualização pelo usuário.
S.G.D.B. (SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS) - É o software responsável pelo gerenciamento (armazenamento e recuperação) dos dados no Banco de Dados.
DADO -É o valor do campo quando é armazenado no Banco de Dados. Ex. O valor do campo "nome do cliente" para quem está fazendo a entrada de dados.
CONTEÚDO DO CAMPO - É o valor do campo armazenado no Banco de Dados. Ex. O valor do campo "nome do cliente" sem ser, momentaneamente, utilizado, armazenado na Base de Dados.
INFORMAÇÃO - É o valor que este campo representa para as atividades da empresa.Ex. Resposta a uma consulta. Qual os nomes do clientes localizados no Rio de Janeiro?
MODELOS DE BANCO DE DADOS - Modelo Relacional, Modelo Hierárquico e Modelo em Rede. Representa a estrutura física no qual o armazenamento dos dados foram projetados. O modelo identifica a estrutura interna de recuperação e armazenamento dos dados no qual o SGBD foi projetado.
1.2 - Representação Física do Bancode Dados

1.3 - Visões do Banco de Dados
a - VISÃO INTERNA - É aquela vista pelo responsável pela manutenção e desenvolvimento do SGBD. Existe a preocupação com a forma de recuperação e manipulação dos dados dentro do Banco de Dados.
b - VISÃO CONCEITUAL - É aquela vista pelo analista de desenvolvimento e pelo administrador das bases de dados. Existe a preocupação na definição de normas eprocedimentos para manipulação dos dados, para garantir a sua segurança e confiabilidade, o desenvolvimento de sistemas e programas aplicativos e a definição no banco de dados de novos arquivos e campos. Na visão conceitual, existem 2 (duas) linguagens de operação que são:
a) Linguagem de definição dos dados (DDL) - Linguagem que define as aplicações, arquivos e campos que irão compor o banco dedados (comandos de criação e atualização da estrutura dos campos dos arquivos).
b) Linguagem de manipulação dos dados (DML) - Linguagem que define os comandos de manipulação e operação dos dados (comandos de consulta e atualização dos dados dos arquivos).
c - VISÃO EXTERNA - É aquela vista pelo usuário que opera os sistemas aplicativos, através de interfaces desenvolvidas pelo analista(programas), buscando o atendimento de suas necessidades.

1.4 - Vantagens do Banco de Dados em relação à arquitetura tradicional
1.4.1 - DEFINIÇÕES
SISTEMA TRADICIONAL - São aqueles em que os dados do sistema estão armazenados fisicamente separados um do outro. O acesso é feito pelos programas de aplicação, associando o nome externo dos arquivos e definindo todo o registro independente da utilizaçãodos campos.
SISTEMA DE BANCO DE DADOS - É aquele em que os dados são definidos para o S.G.B.D., através da DDL (linguagem de definição de dados). Fisicamente estão armazenados em um único local, sendo o acesso realizado apenas através do S.G.B.D. Nos programas de aplicação, é necessário apenas definir os campos que serão utilizados pelo programa.

1.4.2 - VANTAGENS DO BANCO DE DADOS
1 -REDUÇÃO OU ELIMINAÇÃO DE REDUNDÂNCIAS - Possibilita a eliminação de dados privativos de cada sistema. Os dados, que eventualmente são comuns a mais de um sistema, são compartilhados por eles, permitindo o acesso a uma única informação sendo consultada por vários sistemas.
2 - ELIMINAÇÃO DE INCONSISTÊNCIAS - Através do armazenamento da informação em um único local com acesso descentralizado e, sendocompartilhada à vários sistemas, os usuários estarão utilizando uma informação confiável. A inconsistência ocorre quando um mesmo campo tem valores diferentes em sistemas diferentes. Exemplo, o estado civil de uma pessoa é solteiro em um sistema e casado em outro. Isto ocorre porque esta pessoa atualizou o campo em um sistema e não o atualizou em outro. Quando o dado é armazenado em um único...
tracking img