Gerencia de ti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNANÇA DE TI: AVALIAÇÃO DE MATURIDADE DO COBIT EM UMA EMPRESA GLOBAL

Estefan Macalli Alves, Thomas Augusto Damo Ranzi

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Informática e Estatística – Curso de Sistemas de Informação

Abstract: This research had the objective to asses the maturity level of IT processes of WEG – Electric Equipments, a global organization withheadquarters in Santa Catarina, Brazil, comparing to control objectives presented on COBIT (Control Objectives for Information and related Technology). The work was considered of great importance, since it meets with the previous efforts of the company related with planning and directing IT resources and investments. Beyond detailing the best practices of COBIT, to execute the maturity levelassessment the need of adapting the methodology officially proposed was identified. Finally, a Gap Analysis was executed, where the difference between the current and the desired maturity level was analyzed. Based on these results, actions were proposed aiming to raise the maturity of the IT processes and the implementation of an IT Governance model in the company.

Resumo: Esta pesquisa teve comoobjetivo avaliar o grau de maturidade dos processos de TI de uma empresa global do setor metal-mecânico, com matriz em Santa Catarina (WEG Equipamentos Elétricos S/A) com relação aos objetivos de controle existentes no COBIT. O trabalho foi considerado de grande importância para a empresa, já que vai ao encontro dos esforços realizados relacionados ao planejamento e direcionamento dos recursos einvestimentos em TI. Além de detalhar as melhores práticas de controle descritas no COBIT, para realizar a avaliação de maturidade identificou-se a necessidade de adaptar a metodologia oficialmente proposta. Ao final foi executado um GAP Analysis, onde a diferença entre o grau de maturidade atual e o desejado pela empresa foi analisado e com base nestes resultados, foram propostas ações visando aelevação de maturidade dos processos de TI e a implantação de um modelo de Governança de TI na empresa em questão.

1. Introdução

Ao analisar o histórico das organizações, tem-se que até meados do século passado, os passos para atingir as metas eram tomados sem levar em conta o seu relacionamento com o ambiente em que estava inserida.
Com as novas regras impostas pelo mercado, comoprincipalmente a globalização, para gerar lucro, fica evidente a necessidade de uma boa cadeia de relacionamentos da organização com o ambiente externo. Para administrar essa nova realidade, algumas características passam a ser fundamentais: como por exemplo, a flexibilidade e a adaptação às mudanças.
Dentro deste contexto, as organizações passam a ser diretamente influenciadas na sua gestão e na concepção deuma estratégia empresarial pelo uso de sistemas de informação e da tecnologia da informação. Nesta busca de adequação entre a orientação estratégica de negócios e a estratégia de TI (Tecnologia da Informação) podemos observar o importante papel da Governança Corporativa e da Governança de TI.

2. Referencial Teórico

Nesta seção será abordada a revisão da literatura que dá sustentaçãoteórica ao trabalho. Inicialmente serão abordados os objetivos e a necessidade do planejamento estratégico, bem como sua importância para o perfeito equilíbrio entre os negócios da empresa e dos objetivos da área de TI que fazem parte do alinhamento estratégico da empresa. Em seguida será discutido o foco deste trabalho, a Governança de TI, suas aplicações, ferramentas e principais modelos utilizados,dando destaque para o COBIT.

2.1. Planejamento Estratégico

O objetivo do Planejamento Estratégico é prover direção, concentração de esforço, constância de propósito, e flexibilidade, como um negócio continuamente empenhado em impor sua posição em todas as áreas estratégicas (Boah, 1994). Desta forma pretende-se estruturar e sistematizar as ações para aproveitar oportunidades e pontos...
tracking img