Gerencia de memóras (exercicios resp)

743 palavras 3 páginas
Exercícios

76.) Qual o principal objetivo da gerência de memória em um sistema ?

R: Nos sistemas monoprogramáveis a gerência da memória não é muito complexa, nos sistemas multiprogramáveis essa gerência se torna crítica, devido à necessidade de se maximizar o número de usuários e aplicações utilizando eficientemente o espaço da memória principal.

77.) Explique o processo de "Swapping" ?
R: Mesmo na ausência de espaço livre, o sistema deve permitir que novos processos sejam aceitos e executados. Isto é possível através da transferência temporária de processos residentes na memória principal para a memória secundária, liberando espaço para novos processos. Este mecanismo é conhecido como swapping.

78.) Explique a "Alocação Contígua Simples".

R: Foi implementada nos primeiros Sistemas Operacionais, porém ainda está presente em alguns sistemas monoprogramáveis. Nesse tipo de organização, a memória principal é subdividida em duas áreas: uma para o sistema operacional e outra para o programa do usuário.

79.) O que é, e como funciona a técnica de overlay ?

R:A definição das áreas de overlay é função do programador, através de comandos específicos das linguagens de programação utilizadas. O tamanho da área de overlay é estabelecido a partir do tamanho do maior módulo. A técnica de overlay utiliza uma área de memória comum, os módulos “não- carregados” poderão compartilhar esta área de memória (área de overlay).

(obs: "Esta técnica tem a vantagem de permitir ao programador expandir os limites da memória principal, porém deve ser utilizada com cuidado, pois pode trazer sérios problemas de desempenho, devido à possibilidade de transferência excessiva dos módulos entre a memória principal e a secundária.")

80.) Explique a "Alocação Contígua Particionada Fixa (Estática) Absoluta".
R:Inicialmente, os programas só podiam ser carregados e executados em uma partição específica, mesmo se outras estivessem disponíveis.

Relacionados