Gereciamento de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL – SENAC
UNIDADE OPERACIONAL DE JARAGUÁ DO SUL – SC
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO
ORIENTADOR: JAIME ROCHA
ALUNO: ELIZANDRA BERLANDA

GERENCIAMENTOS DE RISCOS

JARAGUÁ DO SUL 2011

INTRODUÇÃO

Venho através deste projeto, abordar um tema que está presente dia a dia em nossas atividades de trabalho, mas que por muitas vezes passa por despercebidoaos nossos olhos, que é a ergonomia nos diversos locais de trabalho.
Muitos podem achar que a ergonomia não é de suma importância e que não necessite de alguns cuidados especiais, porém estão enganados, independentemente de realizarmos nossas atividades sentados ou em pé, todos devemos observar nossa postura e a maneira como trabalhamos, ou seja, se não realizamos por vezes movimentorepetitivos, que possam nos acarretar uma doença ocupacional do trabalho.
Exemplo: LER - (lesões por esforço repetitivo), muito comum em diversas atividades, que em inúmeros casos tem como conseqüência o afastamento definitivo do colaborador da sua atividade de trabalho, e por fim a aposentadoria por invalidez, algo nada agradável a nenhuma empresa e a nenhuma pessoa.
Enfim, a seguir irei relatar algumasdicas e maneiras de como devemos nos posicionar diante de nossas atividades rotineiras, sem nos prejudicarmos.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:
Melhorar as cadeiras no setor CAT(Centro de Atividades Técnicas).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* A análise ergonômica dos postos de trabalho;
* Condições físicas de trabalho;

DESENVOLVIMENTO

No início do estágio, foi observado uma situação que podeprejudicar um pouco as atividades e a saúde dos funcionários, sabendo que o problema não é recente e sim de algum tempo atrás é a falta adequada de postura. Ergonomia, (A ergonomia tem como meta otimizar as interações do ser humano com suas atividades de forma integrada, promovendo eficácia, segurança, saúde e bem estar do colaborador e usuário).
Não são todos, mas sim a maioria dos funcionários quetrabalham em frente a um microcomputador, que não é nada agradável, resultando em um desconforto.
Os funcionários ao desenvolver suas funções ficam exposto às condições ambientais, sejam elas ligadas ao aspecto físico, aos aspectos de higiene e segurança. Os problemas relacionados ao ambiente estão às cargas físicas que desencadeiam os problemas no corpo. E para os problemas mentais, a falta de umaergonomia adequada pode promover a organização do trabalho, ou seja, assuntos referentes a divisão do trabalho, conteúdo da tarefa, modalidades de comando, relações de poder e responsabilidades.
O ambiente de trabalho pode refletir as qualidades de seus funcionários, por isso é necessário que o ambiente de trabalho seja um local com hábitos sadios e agradáveis, para que consiga proporcionaraos seus trabalhadores proteção ao executar as tarefas.
A empresa deveria se preocupar um pouco mais com a qualidade de vida dos trabalhadores, mas, apesar desta citação ser de conhecimento de todos os funcionários, a empresa deveria investir na qualidade de vida de seus funcionários.
A ergonomia deveria ser implantada dentro da Corporação dos Bombeiros de Jaraguá do Sul. Observando e apresentandodesafios em três níveis:
a) o nível das condições de trabalho;
b) o nível dos sistemas técnicos;
c) o nível dos sistemas de produção. Sendo que a segurança sempre é o desafio principal, pois o foco da ergonomia é se evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
Resume-se que em qualquer atividade que exista o trabalho humano, sempre existirá a possibilidade de doenças ocupacionais,pois não existe algo como segurança absoluta, deste modo, deveria sim executar ações para que sejam melhorados os sistemas de ergonomia, a Corporação de Bombeiros, poderia realizar a identificação, a análise e o gerenciamento de possíveis riscos que podem acontecer em suas empresas.
Empresa Tapflex. O ideal é que os cotovelos estejam sempre apoiados, enquanto os braços fiquem na mesma altura do...
tracking img