Gereciamento cadeia suprimento-baconal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS – CIESA
LOGÍSTICA

LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA NO CENÁRIO MUNDIAL

MANAUS – AM
2008
Adysson Leite
Cleisimara Souza
José Edson
Selma Maciel

TLO02NA

LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA NO CENÁRIO MUNDIAL

| Trabalho apresentado à disciplina de Logística Internacional para obtenção de notaparcial da 1ª NPC.Profª. Ananélia Claúdia |

MANAUS – AM
2008
INTRODUÇÃO

A evolução que a tecnologia da informação trouxe às várias áreas do conhecimento humano foi marcante, pois a cada nova tecnologia inventada grandes mudanças comportamentais aconteciam. Na logística não poderia ser diferente, pois já existem sistemas integrados onde as informações navegam pela empresa e são disponibilizadospara geração de consultas, relatórios gerenciais e tomadas de decisões em tempo real e imediato.
As novas tecnologias têm permitido um maior nível de automatização, integrando as atividades de concepção, produção, gerenciamento e comercialização, proporcionando às organizações uma maior produtividade e flexibilidade as mudanças. Este sistema integrado de atividades toma-se uma rede flexível àmedida que as inovações tecnológicas possibilitam relacionamentos na cadeia logística, a fim de vencer barreiras, através da sinergia do trabalho em conjunto para atingir objetivos comuns.

A EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA NO CENÁRIO INTERNACIONAL

Nos últimos anos, a globalização colocou a logística em um novo patamar. Com o aumento brutal da circulação de mercadorias e a pressão incessante por reduzircustos e aumentar as vendas, as empresas voltaram os olhos para a importância de desenvolver uma cadeia de suprimentos eficiente. Isso implica a coordenação das diversas partes envolvidas num processo produtivo, do fornecedor da matéria-prima aos parceiros responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, passando pela operação de frotas de transporte, pelo recebimento de encomendas e até pelorecolhimento de pagamentos. Em certo sentido, é possível comparar os bens que circulam no mundo com a avalanche de informações presentes na internet. Tanto as mercadorias físicas como as virtuais estão se tornando cada vez mais abrangentes, exigindo das empresas uma rápida adaptação para atender a um mercado em permanente mudança. Para tornar a sua cadeia de suprimentos mais ágil e competitiva e dedicarmais tempo ao próprio negócio, as empresas terceirizam grande parte de sua produção. Esse processo exige elevado grau de planejamento logístico, já que envolve parcerias com dezenas de outras empresas, empregam ferramentas como o just-in-time e aprimoram ainda mais os estudos que dão ao Marketing mais informações que são necessárias para traçar estratégias e compreender como o consumidor desejareceber seus produtos, quais são as expectativas criadas e os desejos.
No mundo globalizado, as operadoras de transportes expressos estão se tornando gigantes dos negócios, empresas com enorme potencial e com grande capacidade de interferência – para o bem e para o mal – no dia-a-dia de seus clientes. Nos Estados Unidos, a UPS, que transporta 14 milhões de pacotes por dia, criou uma facilidade paraquem precisa consertar computadores laptop da marca japonesa Toshiba. Quando o laptop chega a um de seus centros de distribuição, é levado para um armazém onde o reparo não é feito pela Toshiba, mas pela própria UPS. Seus técnicos são treinados por profissionais da Toshiba. Mas não deixa de ser surpreendente o fato de que uma empresa de entregas expressa realize reparos em equipamentoseletrônicos. Nesse caso, UPS e Toshiba entraram em acordo para tornar a vida do cliente mais fácil. Por que envolver duas companhias gigantes em um processo que, na prática, poderia ficar sob a responsabilidade de apenas uma delas? O avanço da internet deu um formidável impulso às empresas de entregas expressas. O comércio eletrônico contribuiu para que a americana FedEx batesse todos os seus recordes de...
tracking img