Geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SINOPSE DO CASE: Decisão de Luiza¹

Erikson Marcos da Costa Sousa²
Fábio Lopes Vieira³

1 DESCRIÇÃO DO CASO

Luiza foi empossada diretora de um Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI de uma reconhecida faculdade que possui inúmeros alunos e cursos, onde o reitor lhe deu carta branca para investimentos. Luiza como principal responsável por tal setor possui diversasatribuições, tais como: manter a faculdade sempre com equipamentos de ponta e softwares adequados.

Este ano a faculdade comprou um novo sistema que utiliza a tecnologia Java Enterprise e Banco de dados Oracle para atender todos os setores da faculdade ampliando os serviços existentes e disponibilizando ainda mais serviços.

Para ter uma visão geral das atuais condições da faculdade Luizasolicitou que um levantamento sobre os equipamentos fosse feito. O mesmo mostrou que os equipamentos disponíveis na faculdade na sua grande maioria, aproximadamente 90%, são computadores pessoais com a seguinte configuração: processador intel celeron, monitor CRT de 14 polegadas, 1 Gb memória, com discos rígidos 80 Gigabytes, com leitores de CD. Os outros 9% são computadores da área de marketing eNTI que possuem a configuração: processador Pentium IV, monitor CRT de 17 polegadas, 2 Gb memória, com discos rígidos 80 Gigabytes, com leitores de CD. Os 1% restantes dizem respeitos aos servidores do NTI que geralmente possuem 4 processadores dual core com 4 Gb de memória e 250 Gb de disco rígido. Em 100% dos setores são usadas impressoras matriciais e o sistema operacional Windows XP, excetono servidor que usa o Windows NT. A infraestrutura da faculdade possui diversos departamentos acadêmicos, setores administrativos e, claro, seu NTI.




__________________________
¹Case apresentado à disciplina Fundamentos de Sistemas de Informação, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco-UNDB.
²Aluno do 1º período do curso Sistema de Informação da UNDB.
³Professor, orientador.Os setores administrativos são responsáveis pela burocracia da faculdade, além, de lidarem diretamente com funcionários e terceiros podendo ser divididos em três grandes grupos: Recursos Humanos – RH, Marketing e Financeiro. O NTI é o núcleo responsável por disponibilizar e manter os recursos de hardware e software de tal forma que a faculdade possa ser gerida da melhor forma possível.Depois do levantamento de Luiza, ela pôde ver que deveria mudar algumas coisas como o hardware das máquinas. Hardware é a parte física do computador, composta por circuitos, cabos e placas, ou seja, é basicamente um conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas que comunicam entre si através de barramentos. Na parte de hardware, alguns componentes como a memória, o processadore o HD foram substituídos por outros mais atualizados e eficientes. Memória é um nome dado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde as informações e programas são armazenados. Podemos dividir a memória do computador em primária, onde o acesso é mais rápido, mas de pouca capacidade, usada para armazenar informações temporariamente, e secundária, onde o acesso émais lento, porém a capacidade é bem maior e é usado para armazenar grande volume de dados. Entre as memórias primárias temos alguns tipos como memória RAM que é um tipo de memória essencial para o computador, e é usada para armazenar dados e instruções de um programa em execução; a memória ROM que é um tipo de memória que contém instruções imutáveis, nela estão localizadas rotinas que inicializam ocomputador quando é ligado, e a memória cache, que é uma memória de alta velocidade que faz a interface entre o processador e a memória do sistema. Dentre as memórias secundárias, temos o CD, DVD, pendrive e HD que são usados para armazenamento em massa.
No caso da faculdade onde Luiza é diretora, ela mudou as memórias das máquinas. Nos laboratórios, no RH, no financeiro, marketing e...
tracking img