Geradores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conversão de Energia

Geradores de Corrente Contínua
Geradores de Corrente Alternada

Pedra Branca, 28 de junho 2012.

Índice
1 INTRODUÇÃO 3
2 GERADORES 4
2.1 Conceito 4
2.2 Principio de funcionamento 4
3 GERADORES DE CORRENTE CONTINUA 4
3.1 Elementos de um gerador de corrente contínua. 4
3.1.1 Rotor 4
3.1.2 Estator 5
3.1.3 Escovas 5
3.2 Circuito Magnético 63.3 Circuito Elétrico 6
3.4 Tipos de Geradores de Corrente Continua 6
3.4.1 Gerador Shunt 6
3.4.2 Gerador Série 7
3.4.3 Gerador Misto 7
4 Gerador de Corrente Alternada 8
4.1 Gerador de Faraday 9
4.2 Elementos de um gerador de corrente alternada 9
4.2.1 Bobina de excitação de campo 10
4.2.2 Ranhuras que acomodam as bobinas de excitação no estator 10
4.2.3 Eixo deArmadura e armadura 10
5 Conclusão 11
6 Bibliografia 12

INTRODUÇÃO

A energia elétrica possui vantagens evidentes sobre todas as outras formas de energia. Ela pode ser transportada por condutores a longas distâncias, com perdas de energia relativamente pequenas, e ser distribuída convenientemente aos consumidores. O mais importante é que a energia elétrica pode ser transformadafacilmente em outros tipos de energia, como mecânica (motor elétrico), térmica (aquecedores, chuveiros), luminosa (lâmpadas), etc. As aplicações de cada tipo de fonte de energia elétrica dependem de suas características específicas. Por exemplo, as máquinas eletrostáticas são capazes de produzir grandes diferenças de potencial, mas não podem produzir nos circuitos uma corrente de intensidadeconsiderável. As pilhas e baterias podem produzir corrente elétrica de grande intensidade, mas a sua duração é ainda hoje muito limitada. Assim, em larga escala, atualmente, os geradores são os mais utilizados, devido à facilidade de construção e operação, além de facilmente produzirem correntes e tensões de grande intensidade.

GERADORES

Conceito

É um dispositivo utilizado para conversão da energiamecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica.

Principio de funcionamento

A lei básica da indução eletromagnética é baseada na lei de Faraday de indução combinada com a lei de Ampere que são matematicamente expressas pela terceira e quarta equações de Maxwell.
A lei de Faraday-Lens enuncia que a força eletromotriz induzida de um circuito elétrico é igual a variação de dofluxo magnético conectado ao circuito. É importante notar que o campo magnético constante não da origem ao fenômeno da indução. Por essa razão, não é possível colocar um magneto do interior de um solenoide e obter energia elétrica. É necessário que o magneto ou solenoide movam-se, consumindo energia mecânica.

GERADORES DE CORRENTE CONTINUA

Elementos de um gerador de corrente contínua.

Aspartes principais de um gerador de corrente continua são: O Rotor (armadura), Anel Comutador, Estator (parte fixa), Escovas.

Rotor

Figura 1 – Rotor do Gerador CC

Parte girante, montada sobre o eixo da máquina, construído de um material ferromagnético envolto em um enrolamento chamado de enrolamento de armadura e o anel comutador. O rotor gira por efeito de uma força mecânica externa. Atensão gerada na armadura é então ligada a um circuito externo, ou seja, o rotor do gerador libera corrente para o circuito externo. Este enrolamento suporta uma alta corrente em comparação ao enrolamento de campo e é o circuito responsável por transportar a energia proveniente da fonte de energia.

Estator

Figura 2 – Estator do Gerador CC

Parte estática da máquina, montada em volta dorotor, de forma que o mesmo possa girar internamente. Também é constituído de material ferromagnético, envolto em um enrolamento de baixa potência chamado de enrolamento de campo que tem a função apenas de produzir um campo magnético fixo para interagir com o campo do rotor. A fonte de corrente de campo pode ser uma fonte separada, chamada de excitador, ou proveniente do próprio rotor.

Escovas...
tracking img