Geradores a vapor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JORGE R. HENRÍQUEZ GUERRERO

GRUPO DE ENGENHARIA TÉRMICA (GET)

GERADORES DE VAPOR

JORGE R. HENRÍQUEZ GUERRERO GRUPO DE ENGENHARIA TÉRMICA (GET)

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CENTRODE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

JORGE R. HENRÍQUEZ GUERRERO

GRUPO DE ENGENHARIA TÉRMICA (GET)

Introdução: Geradores de vapor ou Caldeiras são equipamentosdestinados a mudar o estado da água, do liquido para o de vapor, a fim de ser usado em; (a) Aquecimento, (b) Acionamento de máquinas motrizes (turbinas e máquinas alternativas), (c) Em processos industriais(indústrias de alimentos, bebidas, papel e celulose, têxtil, metalúrgica, Química), (d) Esterilização, (e) Geração de energia elétrica, etc. Naturalmente que, com esta mesma finalidade, outrosfluidos de trabalho (fluidos térmicos) poderiam ou podem ser empregados. A preferência pelo vapor de água como fluido de trabalho é justificada pelo seu elevado calor específico e pela ampla disponibilidadeda água no meio industrial.

JORGE R. HENRÍQUEZ GUERRERO

GRUPO DE ENGENHARIA TÉRMICA (GET)

Geradores de vapor industriais

JORGE R. HENRÍQUEZ GUERRERO

GRUPO DE ENGENHARIA TÉRMICA (GET)Caldeiras de Água Quente: São aqueles em que o fluido não vaporiza, sendo o mesmo aproveitado em fase líquida (calefação, processos químicos). Aquecedor água a gás (uso doméstico)

Caldeira paraágua quente, tipo flamotubular, a óleo leve e gás

JORGE R. HENRÍQUEZ GUERRERO

GRUPO DE ENGENHARIA TÉRMICA (GET)

Mecanismo de transformação líquido-vapor: Fornecendo calor à água, variamos asua entalpia (quantidade de energia por kg de massa) e seu estado físico. Quanto mais aquecermos, mais aumentaremos sua temperatura e, conseqüentemente, sua densidade diminuirá, tornando-se mais“leve”. A medida que fornecermos calor ao líquido, suas moléculas vão adquirindo energia até conseguirem vencer às forças que as mantém ligadas (na forma líquida). A rapidez da formação do vapor será tal...
tracking img