Geradores de vapor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Bárbara Coelho Dias

A importância e a dificuldade da operação de geradores de vapor na indústria do petróleo.
Durante esse semestre vimos que um gerador de vapor como a caldeira deve estarem boas condições de preservação para obter uma eficiente operação. É de total importância que o operador tenha conhecimento ao interpretar diariamente o indicador de nível para que quando se percebaalgum defeito, não injetar diretamente água no interior da caldeira e sim esfriá-la para que não ocorram explosões. Manter os vidros dos indicadores de nível sempre limpos para não haver erro naleitura.
Verificar diariamente se a válvula de segurança se abre e fecha automaticamente sem que escape vapor durante a sua operação, mas com cuidado para não desnivelar a válvula. Procurar retirarsempre uma amostra de água de alimentação para controle de tratamento.
Depende de cada tipo de caldeira o cuidado a ser tomado em sua operação, mas todas necessitam de acompanhamento constante, cabe aodepartamento técnico o estudo geral da caldeira. Antes de acender a caldeira, verificar o nível de água no tanque de abastecimento, as posições das válvulas de entrada de água na bomba e se a bomba estaligando e desligando.
No funcionamento de caldeiras de combustíveis sólidos, evita-se o golpe de aríete abrindo-se lentamente a válvula de vapor e em caldeiras aquatubulares, faz-se a limpeza dostubos com um soprador de fuligem. É preciso fazer anotações de todo o funcionamento dos equipamentos, por isso não é recomendável que o operador se ausente do local de trabalho.
No funcionamento decaldeiras de combustíveis líquidos, observa-se constantemente a temperatura do óleo e a lubrificação do compressor, caso o queimador apagar subitamente durante a operação não acendê-los com o calor dasparedes e tochas e assim controlando a queima evitando a fumaça branca (excesso de ar) ou fumaça preta (excesso de óleo).
É preciso alguns cuidados em relação a situações criticas da caldeia, no...
tracking img