GERADOR VAN DER GRAFF

1207 palavras 5 páginas
Objetivo da Experiência
Induzir o transporte de cargas através de um Gerador de Van de Graaff e analisar suas interações com o meio.
Introdução Teórica
Os átomos da matéria são formados de uma grande quantidade de partículas. Dentre elas as mais conhecidas são opróton (carga positiva), o elétron (carga negativa) e o nêutron (carga nula). Diz – se que, quando o número de prótons em um átomo é igual ao número de elétrons, este permanece neutro. Pode-se estender este raciocínio à matéria em geral. Esta condição é chamada de Equilíbrio Eletrostático.
No entanto, este equilíbrio pode ser desfeito. Isto é possível a partir de um processo chamado de Eletrização, que pode ocorrer de três maneiras: atrito, contato e indução. Para reproduzir estes processos é utilizado um equipamento chamado Gerador de Van de Graaff ou gerador eletrostático de correia.
Desenvolvimento detalhado
1. Eletricidade Estática
A eletricidade estática é definida como uma carga elétrica causada por um desbalanceamento dos elétrons na superfície de um material. Essa carga produz um campo elétrico que pode ser medido e pode afetar outros objetos à distância.
Cargas eletrostáticas são criadas pelo contato e separação de dois materiais. Por exemplo, uma pessoa andando sobre um piso gera eletricidade estática conforme a sola do sapato entra em contato e em seguida se separa da superfície do piso. Da mesma forma um dispositivo eletrônico deslizando para dentro ou para fora de uma embalagem gera eletricidade estática, devido aos múltiplos contatos entre seu corpo e terminais e o material da embalagem.
Descarga eletrostáticaé definida como a transferência dessa carga entre corpos com potenciais elétricos diferentes.

Atividades Causadoras de Descarga elétrica

- Caminhar sobre um carpete: 1.500 a 35.000 volts.

- Caminhar sobre um piso de Vinil sem tratamento: 250 a 12.000 volts.

- Utilizar um envelope em Plástico Comum: 600 a 7.000 volts.

2. Eletrização por atrito, contato e indução

Relacionados

  • Gerador de van der graaff
    1393 palavras | 6 páginas