Gerador de Van deer Graff

2388 palavras 10 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EXATAS
COORDENAÇÃO DE FÍSICA

Laila Farias
Stephanie Fonseca
Thales Nascimento
Victor Fernandes
Vitor Ricardo

ELETROSTÁTICA

Salvador
2013

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

ELETROSTÁTICA
ATIVIDADES NO LABORTÓRIO

ORIENTADORES: Antônio Carlos e Elinoel Valverde

Salvador
2013

ATUAÇÃO ELETRÓSTATICA

OBJETIVOS
Este relatório solicitado pelos professores Antônio Carlos e Elinoel Valverde da disciplina Física tem como objetivo abordar os conteúdos práticos realizados em laboratório, assim como esclarecer as leis e teorias da eletrostática.
O presente documento baseia-se na atividade de laboratório em grupo realizada no dia 04/07/2013, supervisionada pelo professor Antônio Carlos, tendo como tema as noções de Eletrostática, assim como seus efeitos e consequências.

1. INTRODUÇÃO
Quando uma molécula de um átomo é denominada eletricamente neutra, isso significa que ela tem a mesma quantidade de elétrons e prótons. A partir dessa informação pode-se dizer que um corpo estar eletrizado quando possui excesso ou falta de elétrons. A quantidade de elétrons em falta ou em excesso caracteriza a carga elétrica Q do corpo, podendo ser positiva no primeiro caso e negativa no segundo. O valor da carga elétrica Q, de um corpo eletrizado é expresso como um múltiplo inteiro da carga elementar (carga comum aos prótons e elétrons). Um dos princípios fundamentais da eletricidade é o da atração e da repulsão entre as cargas elétricas, conforme elas sejam, respectivamente, de sinais opostos e de sinais considerado iguais, e o atrito pode ser um processo de eletrização que faça com que um corpo inicialmente passe de neutro para eletrizado positivo ou negativamente.

2. MATERIAL

Relacionados

  • Arquivos Simbidor 2007
    280343 palavras | 1122 páginas