Geração y

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
Perfil das Gerações (BABY BOOMER, X, Y E Z) no Brasil

Postado por EmpregaTI em 4 de junho de 2010 em Destaques, Nacionais, Notícias | 2 Comentários
Será que o seu perfil profissional realmente condiz com o de sua geração? Qual o perfil das gerações no mercado brasileiro? Essas e outras perguntas foram respondidas em uma pesquisa personalizada sobre as características das gerações BabyBoomer, X, Y e Z, realizada pelaDasein, empresa de Executive Search. O estudo tem foco na teoria das gerações aplicadas à realidade brasileira, perfis, performance e modelo de liderança.
De acordo com a presidente da Dasein, Adriana Prates, com a realização das entrevistas foi possível perceber que o conceito de gerações no Brasil é bastante particular e ajuda a entender as razões pelas quais oBrasil atualmente ocupa um lugar de destaque no cenário mundial.
Abrangendo as classes A, B e C, a pesquisa ouviu mais de 300 profissionais de dez estados brasileiros – Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Ceará, Goiás e Amazonas. A pesquisa foi aplicada via internet, através de e-mails e uso da mídia social – facebook, de 20 de abril a 7 demaio.
Conforme Adriana, o grande motivador para realizar a pesquisa, foi apresentar dados concretos sobre a realidade brasileira, no que tange às quatro gerações: Baby Boomer (entre 50 e 69 anos), X (entre 30 e 49 anos), Y (de 18 a 29 anos) e Z (de 6 a 17 anos). “Ao identificarmos que o já foi publicado na mídia sobre o tema estava relacionado apenas com as realidades americana e europeia,identificamos um gap estrutural de contexto, portanto formulamos perguntas chave que trouxessem essa realidade vivenciada por todos em face das principais ocorrências no Brasil”, explica.
Aspectos como poder, gestão de conflitos, regras e padrões empresariais e as motivações individuais para o trabalho e consequente produtividade distancia as gerações no ambiente de trabalho. De acordo com o resultadoda pesquisa, cada geração reage diferente à forma como é atraída, mantida e desenvolvida dentro da empresa, demandando por sua vez uma gestão totalmente diferente do que existe hoje.
Dados da pesquisa:
Quantidade de Pesquisados
Baby Boomer
18,24%
Geração X
32,56%
Geração Y
35,50%
Geração Z
13,70%
Alguns pontos encontrados na Pesquisa
Acontecimentos: Ao listar os dois principaisacontecimentos que marcaram cada geração, seriam:
Baby Boomer
Geração x
Geração Y
Geração Z
- Ida do homem à Lua
- Ditadura militar
- Morte de Tancredo Neves
- Diretas já
- Impeachment do presidente da República (Collor)
- Morte do Ayrton Senna
- Atentado de 11 de setembro de 2001
-Crise econômica mundial de 2009
Definição de Sucesso: É possível perceber que mesmo com diferentesdefinições das gerações, todas passam pelos contextos: trabalho, família e estabilidade financeira. As de maior destaque em cada geração foram:
Baby Boomer
Geração x
Geração Y
Geração Z
“Ter minha família com saúde, trabalho e perspectiva de trabalho mais interessante, retorno financeiro compensador e amigos bem próximos”
“Ser feliz na vida. Ser feliz no amor, ter uma família estruturada e feliz, tersaúde e trabalhar com o que gosta e ainda ganhar dinheiro com isso”
“Ter prestígio profissional, estabilidade financeira, relacionamento estável e equilíbrio familiar”
“É ter uma família, ser feliz, e estar satisfeito com o seu emprego, com a sua família, e com você mesmo”
O que o trabalho representa: Dentro de cada uma das quatro gerações pesquisadas, observa-se diferença nos objetivos e oque o trabalho representa a cada uma. A frase de maior destaque para cada geração foi:
Baby Boomer
Geração x
Geração Y
Geração Z
“Uma forma de realização, de cumprimento de uma missão”
“O trabalho é parte da minha vida; é o lugar onde me sinto útil; onde tenho a oportunidade de produzir e de me relacionar com outras pessoas”
“Essência do ser humano, crescimento como ser humano, cultural,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geração y
  • Geração y
  • Quem é a geração y
  • Geração y
  • Geracao y
  • Geração Y
  • Geração y
  • Geração Y

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!