Geração y

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

No decorrer dos últimos anos, pudemos notar grandes transformações no cenário mundial. As mudanças que percebemos quando avaliamos toda a história humana estão se acentuando em uma velocidade extraordinária, e é cada vez mais claro que uma nova era se estabelece em um tempo menor.

A partir da revolução industrial a sociedade sofreu uma série de eventos significativos, comocriação de novas tecnologias, invenções, novos modelos de organização corporativa e do trabalho. Esse período foi marcado por grandes transformações econômicas e também duas guerras mundiais. Todos esses fatores promoveram a transição da valorização do indivíduo não mais pelo seu trabalho braçal e sim pela posse do capital. Foi também a primeira vez que o padrão de valor para o comércio mundial teve umaalteração extrema, quando as operações entre os países deixaram de se basear em um bem tangível como o ouro e passaram a se apoiar no dólar americano, uma moeda com valor intangível e sujeita a variações cambiais em cada país.

No final do século 20, a velocidade e a sofisticação das transações comerciais internacionais, associadas ao acelerado crescimento da população, promoveram avançostecnológicos tão expressivos que a informação tornou-se o principal valor que alguém poderia ter. Iniciava-se assim a Era do Conhecimento, em que a informação passou a ser o único valor de fato.

O destaque, porém fica para a nova era que está surgindo, a Era das Conexões (a partir de 2000) alavancada por toda tecnologia proporcionada pelo crescimento dos meios de comunicação, sobretudo telefonia einternet.

Não estamos na era da informação. Não estamos na era da Internet. Nós estamos na era das conexões. Ser conectado está no cerne da nossa democracia e nossa economia. “Quanto maior e melhor forem essas conexões, mais fortes serão nossos governos, negócios, ciência, cultura, educação...”. Com estas palavras, o autor David Weinberger traça a nossa tendência mundial atual.
O maior valoragora passou a ser não das pessoas que utilizam a tecnologia, mas sim das pessoas que possuem relacionamentos.
O equilíbrio mundial está se alterando de modo irreversível e estamos testemunhando o surgimento de uma nova era.

HISTÓRICO DAS GERAÇÕES

Uma série de estudos atuais tem reconhecido a importância do período do nascimento e de como as circunstâncias sociais e históricas afetam o grupode pessoas nascidas no mesmo período – as chamadas “gerações”.
O período do nascimento une as pessoas em grupos, criando uma identidade social e histórica compartilhada pelos indivíduos de uma geração. Cada geração é fruto da educação que recebeu de seus pais e também da interação com o ambiente e a sociedade.
Velho (1979) assinala que “não faz sentido analisar a juventude ou geraçõesbrasileiras, como se estivessem isoladas de um contexto social mais amplo” (p. 135). Nos últimos anos, o mundo vem passando por diversas revoluções, que alteraram profundamente o comportamento das pessoas.
No ambiente organizacional moderno é possível hoje presenciar a coexistência de uma diversidade de comportamentos, hábitos e expectativas, que segundo Cardozo, 2006 (1), ...” "é fruto do aumento daqualidade de vida e do próprio desenvolvimento da ciência e da medicina, que prolongou a expectativa de vida dos indivíduos, gerando a convivência simultânea nas empresas de diferentes gerações”.
“É evidente que o histórico faz de nós pessoas diferentes, mesmo que tenhamos origens familiares idênticas. É exatamente o ambiente em que nascemos e a maneira como ele age e gera pressão sobre nós, atravésde variados estímulos, moldando-nos, é que nos torna pessoas com características particulares. A preocupação dos especialistas em torno do assunto tem um motivo importante. Pela primeira vez na história do mercado de trabalho a amplitude da faixa etária está além dos 40 anos. Ou seja, o mercado de trabalho está absorvendo desde pessoas jovens (16 a 25 anos) até as mais experientes (65 a 90...
tracking img