Geração y

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

MARCELO PORTO PIMENTEL

geração y

Teresópolis
2011

marcelo porto pimentel

geração y

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comportamento Organizicional – Gestão de Pessoas –Introdução a Economia – Processos Administrativos e Seminário I.

Professores: Daniele Pedrosa F. Tristão
Elisete Alice Zampronio de Oliveira
Marilúcia Ricieri
Ulysses Amarildo Januzzi
Wilson Salvalagio

Teresópolis

2011

1.INTRODUÇÃO
O mercado de trabalho está se adaptando a um novo grupo de profissionais, sempreconectados, pois são a primeira geração concebida totalmente imersa sob a era digital e já não separam seu uso pessoal do profissional. Capazes de fazer diversas tarefas ao mesmotempo, exigem recompensas imediatas, que não precisam ser necessariamente em dinheiro,trabalham com criatividade eesforço quando vêem futuro, mas se dispersam quando o retorno se mostra distante e burocrático. Para eles não há problema em mudar de emprego sempre que julgam necessário. Estes são chamados de geração Y, e estão provocandomudanças significativas no ambiente corporativo, introduzí-los nos ambientes tradicionais se tornou um grande desafio para os profissionais de RH, buscando uma forma de entender emotivá-los. Com essa propagação da geração Y nas empresas, gera-se muitas vezes um clima de mal-estar entre as outras gerações, no entanto, a diversidade de ideias e conhecimentos são de grande avalia para uma organização de sucesso.

2. ARTIGO QUEM É A GERAÇÃO Y
Pela primeira vez na história do mercado de trabalho, as empresas estão contratando cada vez mais profissionais cujasidades é maior do que 40 anos. Devido a escassez de profissionais essa tendencia nas proximas décadas é aumentar mais e mais. Na União Européia, por exemplo, até 2020 a porcentagem de contratados entre 65 e 90 anos que hoje é de 16% saltará para os 21% da população total, enquanto aquelas entre 15 e 24 representarão apenas 11%. Diante disso, vários países europeus decidiram começar a regulamentar apermanência de trabalhadores além das idades “clássicas” de aposentadoria e a integrar outros grupos, como mulheres e imigrantes.
Para administrar bem tal conivência, é de vital importancia conhecer suas motivações e seus valores, especialmente os dos recém-formados, ou seja, as pessoas que nasceram nos anos 80, um grupo que podemos denominar de geração Y. A mera proximidade de idadenão basta para considerar um grupo parte da mesma geração. É necessário analizar todo o conjunto de vivência do mesmo, como e onde cresceram, as tendências culturais às quais estiveram expostas e as mudanças politicas e sociais, mas quem é quem?

2.1 GERAÇÃO X
Este grupo é formado por pessoas nascidas entre meados dos anos 60 e início dos 80. Essa geração viveu momentosimportatntes na política como a Guerra Fria, o ataque dos Estados Unidos à Líbia e a queda do Muro de Berlim.
Os integrantes desse grupo não vêem o êxito da mesma forma que seus pais. Essas pessoas são mais céticas, mais difíceis de atingir pelos meios de cominicação e marketing convencionais. É a geração da MTV, do Nirvana e das Tartarugas Ninjas.
Esse grupo foi marcado comalguns acontecimentos sociais, como por exemplo a aids, em 1981 e no início do século 21, os X ficaram privados de seu protagonismo como “a geração que viveu a grande mudança cultural”.
Em meados da década de 80, surgiu uma subcategoria da geração X, os yuppies ( jovens profissionais urbanos). Esse novo grupo é caracterizado pelo alto poder aquisitivo e paixão pelo sucesso social,...
tracking img