Geração y

Páginas: 5 (1117 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
QUEM É A GERAÇÃO Y

Pela primeira vez na história, o mercado de trabalho em função da escassez de qualificação, está acolhendo profissionais com mais de 40 anos de idade. Isto está ficando evidente em função de que a população nos países mais desenvolvidos está envelhecendo, pois os jovens dão mais valor à sua carreira profissional do que a construção de uma família.
Diante disso, váriospaíses europeus estão retendo os profissionais em idade “ clássica “ de aposentadoria no mercado de trabalho e estão integrando os grupos de mulheres e imigrantes, antes marginalizados. Isso tudo acontecendo não por as empresas dar valor ao ser humano, mas sim pela necessidade de compor seus quadros de funcionários.
Nos países emergentes também temos diversidade, onde aparece outra característica:a convivência forçada pelas diferentes gerações de funcionários. Para administrar a convivência destes é fundamental conhecer suas motivações e seus valores, especialmente os recém-formados, a geração Y, nascida nos anos 80.
GERAÇÃO X
Os integrantes da Geração X são as pessoas nascidas à partir dos anos 60 até os anos 80. Essas pessoas vivenciaram momentos históricos no mundo como a GuerraFria, o ataque dos Estados Unidos contra a Líbia. Ao contrário de seus pais, os valores são outros, os quais são mais céticos e mais difíceis de serem influenciados pelos meios de comunicação e marketing.
Foram testemunhas do surgimento da AIDS, tendo uma grande influência na mudança de comportamento da geração seguinte.
No início do século 21, os X ficaram privados do seu protagonismo como a“geração que viveu a grande mudança cultural “ e por causa da velocidade dos acontecimentos, ficou antiga em menos de dez anos.
Os Y vêem a experiência dos X como “ruptura e evolução”, uma antiguidade a mais. A geração Y roubou os sonhos da geração X e não deu chances de reação, pois não estavam satisfeitos com os modelos propostos pelos seus pais e seus irmãos mais velhos.
Em meados da década de80, surgiu uma subcategoria da geração X, os yuppies ( Young urban professional, ou jovens profissionais urbanos). É um segmento que prima pelo sucesso social, profissional e econômico, sendo que no final dos anos 80, estes princípios ficaram com uma conotação negativa, pois usavam o “vale-tudo” para atingir seus objetivos.
Esses yuppies que levaram ao extremo esta filosofia foram chamados dedinkies (double income no kids, casais sem filhos ou duas rendas) que são casais que em função do sucesso profissional à alcançar, abrem mão da construção de uma família. São profissionais de alto nível e manutenção de seu nível sócio econômico é seu principal motivador. O consumismo e o poder prevalecem mais do que os valores familiares.

GERAÇÃO Y

É a geração nascida entre os anos 80 e 90.São os filhos desejados e protegidos pela sociedade preocupada com a segurança. As crianças desta geração são seguras e muito inteligentes. É a geração da internet e onde as mudanças acontecem de uma forma muita rápida, e é aí que começam as diferenças entre as gerações X e Y, onde esta geração só conhece a democracia e onde são capazes de recusar oferta de trabalho com altos salários para ter umamelhor qualidade de vida.
São ágeis, contundentes e sabem o que querem. Não perguntam, agem. Usam SMS e blogs como suas bandeiras. Enquanto a geração X enfrenta o mundo profissional com relativo ceticismo os Y são mais esperançosos. É uma geração onde seus pais tiveram poucos filhos ou são filhos únicos. Talvez suas mães não consigam conciliar vida profissional e vida pessoal.
A tecnologiaestá mais disponível e nunca será um problema para eles, onde mais de 90% são usuários da internet na faixa dos 16 aos 24 anos. São acostumados ao bombardeio de imagens, à informação visual e imediata. São imediatistas e não desenvolveram a paciência e sim o já e o agora. Preferem um clique ao ler um livro. É uma geração de resultados e não de sistemas.
A visão apocalíptica incorporadas nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geração y
  • Geração y
  • Quem é a geração y
  • Geração y
  • Geracao y
  • Geração Y
  • Geração y
  • Geração Y

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!