Geração dos computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|Gerações de Sistemas Computacionais |
| |

Conteúdo

1. Primeira Geração - Válvulas e Painéis 3
2. Segunda Geração - Transistores 4
3. Terceira Geração - CI's e Multiprogramação 5
MULTIPROGRAMAÇÃO / SPOOL / TIME-SHARING 5
4. Quarta Geração - CI's e Multiprogramação 6
5.Conclusão 8

Primeira Geração - Válvulas e Painéis

Os computadores de primeira geração (1945-1959) usavam válvulas eletrônicas, quilômetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito.

Nesta época, um único grupo de pessoas era responsável pelo projeto, construção, programação, operação e manutenção de cada máquina. Toda a programação era feita em código absoluto, muitasvezes através da fiação para controlar as funções básicas da máquina.

O conceito de linguagem de programação ainda não existia. Os sistemas operacionais também não. O acesso ao computador por parte do usuário era feito através da reserva antecipada de tempo de máquina. Ao chegar sua vez de usar o computador, o usuário fazia sua própria programação nos painéis da máquina.

[pic] [ENIAC]Ao chegar sua vez de usar o computador, o usuário fazia sua própria programação nos painéis da máquina e passava a torcer para que nenhuma das 20.000 válvulas do computador viesse a queimar enquanto ele estivesse trabalhando.

Nessa época os programas processados pelos computadores eram constituídos essencialmente por cálculos numéricos repetitivos, como por exemplo, a geração detabelas de funções trigonométricas. No início dos anos 50, houve uma melhora no uso de tais máquinas com o advento do cartão perfurado que tornou possível a codificação de programas em cartões e sua leitura pela máquina, dispensando a programação através de painéis.

Segunda Geração - Transistores

A segunda geração (1959-1964) substituiu as válvulas eletrônicas por transistores e osfios de ligação por circuitos impressos. Isso tornou os computadores mais rápidos, menores e de custo mais baixo. Com o emprego desta nova tecnologia em meados dos anos 50 os computadores tornaram-se confiáveis a ponto de serem comercializados. Em vista do alto custo de tais equipamentos, não foi surpresa o fato de se encontrar uma solução que reduzisse o tempo de máquina desperdiçado.

Asolução encontrada, denominada de sistema batch (lote), consistia em coletar na recepção de um conjunto de jobs e fazer a leitura dos mesmos para uma fita magnética empregando um computador pequeno e relativamente barato, tal como o IBM 1401, que era muito bom na leitura de cartões, na cópia em fita e na impressão de resultados.

[pic] [IBM 1401]

Os computadores da segunda geração eramusados maciçamente na realização de cálculos científicos e de engenharia, tal como a obtenção da solução de equações diferenciais parciais. A programação era feita em linguagem FORTRAN ou em linguagem de montagem.

Os sistemas operacionais típicos da época eram o FMS (Fortran Monitor System) e o IBSYS, ambos os sistemas operacionais desenvolvidos pela IBM para rodar no 7094.

TerceiraGeração - CI's e Multiprogramação

A terceira geração de computadores (1964-1970) foi construída com circuitos integrados, proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem de microssegundos. Tem início a utilização de avançados sistemas operacionais.

[pic]
[Primeiro Circuito Integrado - 12 de setembro de 1958]

Os sistemasoperacionais da terceira geração nos reservam três técnicas importantes de acordo com os avanços da tecnologia, nas quais são:

MULTIPROGRAMAÇÃO / SPOOL / TIME-SHARING

MULTIPROGRAMAÇÃO: Nos 7094, quando o job corrente parava para aguardar a conclusão de operações de entrada/saída, o processador também permanecia inativo até a conclusão da operação. Nos casos das aplicações científicas, as...
tracking img