Geotermia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colegio Cenecista de Rio das Ostras
Prof. Matos Matos

Fontes de Energia
Trabalho apresentado pelas alunas Fernanda Rangel e Gabriela Pedra, da 3º série do Ensino Médio, para a disciplina de Física.

Rio das Ostras
2013

‘’A política energética deverá ser derivada da política ambiental no futuro.’’
Timothy Wirth

Sumario

1. Introdução
O conceito de energia evoluiumuito ao longo da Historia. No inicio dos tempos, o Homem contava com a ‘’força muscular’’ que adquiria através dos alimentos. Mais tarde, o mesmo, aprendeu a desenvolver processo que lhe permitiram utilizar, com melhor eficácia, a energia que já conhecia, mas também utilizar outras formas; a descoberta do fogo constituiu um importante marco em toda esta evolução.
Atualmente, sabemos que a energia,embora seja uma só, pode manifestar-se de diversas formas. O homem consegue transformar uma forma de energia em outra. Conhecemos algumas manifestações de energia, consoante as fontes de onde elas vêm, por exemplo, a eólica, a térmica, solar, etc.
Neste trabalho vamos tentar conhecer melhor a energia geotérmica.

2. Origem
A energia geotérmica existe desde que o nosso planeta foicriado. Tem origem na atividade térmica da Terra; como o seu interior atinge grandes temperaturas podem aparecer à superfície veios de água quente e vapor de água, sendo frequente, nas zonas vulcânicas a existência de fumarolas e de gêiseres.

Gêiser na Islândia.

Depósitos amarelos de enxofre junto de uma fumarola.
3. Definição
Energia geotérmica ou energia geotermal é o nome dado aoprocesso de obtenção de energia a partir do calor proveniente do interior do planeta Terra. Seu nome é a combinção de duas palavras gregas, sendo que ‘’geo’’ significa ‘’terra’’, e a terminação ‘’térmica’’ significa temperatura; o termo refere-se à busca de fontes de energia qe residem no interior do nosso planeto, relacionados a fontes de calor.
Os vulcões, as fontes termais e as fumarolas sãomanifestações conhecida desta fonte de energia. O calor d aterra pode ser aproveitado para usos diretos, como o aquecimento de edifícios e estufas ou para a produção de eletricidade em centrair geotérmicas.
A atividade vulcânica manifesta-se em varias regiões do globo. Alguns ocorrem no meio das placas tectônicas, nas áreas conhecidas como pontos quentes ( lugares onde o magma se forma, no interior daplaca, e depois ascende à superfície terrestre originando um vulcão). Os fenômenos de vulcanismo secundário mais comuns são os gêiseres e as nascentes termais.
 
|
Mapa- mundi simplificado mostrando a distribuição dos ‘’pontos quentes’’ e os limites entre as placas tectônicas.
4. Utilização da Energia Geotérmica
As primeiras termas da civilização romana são o testemunho mais antigoda utilização desta energia.

Termas Romanas de Milreu, Algarve.
O primeiro país a utilizar esta energia foi a Itália em 1904, seguido da Islândia em 1928. Na Capital, Reiquejavique, o aquecimento central das habitações é totalmente devido a esta energia.

Central geotérmica de Reiquejavique.
Em certos locais do Japão, da Rússia, da Nova Zelândia e do México também se aproveita o vaporpara acionar turbinas e gerar eletricidade. As maiores instalações geotérmicas do mundo aproveitam os gêiseres e encontram-se na Califórnia, mas existem restrições quanto à produção de energia para prolongar a vida da central geotérmica.

Aproveitamento de gêiseres para a produção de energia elétrica. Unidade 18, a norte de São Francisco.
. Apresenta-se em seguida um gráfico dos dez maioresprodutores em energia geotérmica:

Fonte: Enciclopédia Completa, Seleções do Reader’s Digest.

Em Portugal, existe uma central geotérmica na ilha de S. Miguel Açores. Os técnicos elaboram projetos para alargamento da capacidade de produção, com a construção de mais centrais, uma vez que já foram localizados nas ilhas doze zonas de potencial geotérmico.

Central geotérmica Pico Vermelho,...
tracking img