Geotecnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALITIZAÇÃO
É um processo de alteração do mineral que ocorre quando há hidrólise total como reação intempérica e, assim, a eliminação total da sílica e a formação de oxi-hidróxidos de alumínio e deferro (TEIXEIRA et al., 2000). Tal fato é comum em regiões de clima tropical, já que a chuva em abundância promove a lixiviação do silicato no solo, permitindo a concentração de hidróxidos de alumínio(OLIVEIRA e BRITO, 1998).

MONOSSIALITIZAÇÃO
Ocorre no caso da hidrólise parcial, onde há formação de silicatos de alumínio. Argilominerais do tipo da caulinita são originados com uma relação deum átomo de silício para um de alumínio na molécula (1:1) (TEIXEIRA et al., 2000). Esse processo ocorre em climas subtropicais, fazendo com que as reações químicas ligadas ao intemperismo não consigamrealizar completamente a lixiviação, ocorrendo uma alta remoção parcial da sílica. Portanto, a caulinita é originada a partir da recombinação da parcela de sílica restante no solo com a água e oalumínio.

BISSIALITIZAÇÃO
Ocorre também no caso da hidrólise parcial, com a formação de silicatos de alumínio. Neste caso, são formados argilominerais do tipo esmectita com uma relação de dois átomosde silício para um de alumínio na molécula (2:1) (TEIXEIRA et al., 2000). A bissialitização ocorre em clima temperado, ou seja, locais onde o intemperismo é menos acentuado. Portanto, há mais sílicarestante para se recombinar com outros materiais. O que pode diferenciar o processo de monossialitização e bissialitização é o fato daquele ser caracterizado pela alta remoção da sílica, enquanto estehá uma baixa remoção da mesma (MORANDINI, 2009). Outro fator é a maior capacidade de retenção de água deste processo em relação à monossialitização.

BIBLIOGRAFIA

TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M.de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.

MORANDINI, T. L. C. Condutividade hidráulica e compatibilidade em combinações de solo tropical e...
tracking img