Geotecnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO
DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES
Ensaios Laboratoriais de Mecânica dos Solos – IC-535

ADENSAMENTO

Prof. Dr. Paulo José Rocha de Albuquerque

Discente: Rodrigo Custódio Urban
RA: 123411

Campinas/SP
Novembro - 2011

SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. Materiais e Métodos 5
2.1. MateriaisUtilizados 6
2.2. Procedimentos 6
2.1.1. Preparo do corpo de prova 6
2.1.2. Ensaio 7
2.1.3. Cálculos 7
3. Resultados e Discussão 13
4. Considerações finais 16
Referências Bibliográficas 16

1. Introdução
Ao construírem-se fundações, ou a partir de outras formas de acréscimo de carga no solo, ocasiona-se aumento da tensão que comprime as camadas de solo. Esse fenômeno dacompressibilidade do solo pode ser ocasionado por deformação das partículas do solo, por deslocamentos de partículas de solo e, mais intensamente, por expulsão de água ou ar dos vazios. Essa alteração nas camadas de solo pode ser chamada de recalque e é dividido em três amplas categorias: recalque elástico, recalque por adensamento e recalque por compressão secundária (DAS, 2006).
Sendo o recalqueelástico proveniente, como o próprio nome sugere, de comportamento semelhante ao elástico do solo e o recalque secundário da compressibilidade dos grãos de solo, resta ao denominado recalque por adensamento tratar da alteração causada por expulsão de água e ar dos vazios (PINTO, 2000; DAS, 2006).
O adensamento ocorre lentamente após a construção de acréscimos de cargas, sendo observado em solosargilosos saturados, onde a saída de água é difícil e consequentemente os recalques ocorrem mais lentamente, ocasionando possíveis problemas nas construções. A saída de ar, ou de água de forma rápida ocorre em solos arenosos ou argilosos não saturados, e também é conhecida como recalque imediato, sendo mais fácil de resolver (PINTO, 2000; DAS, 2006).
Devido à importância da previsão dos recalques paraas construções, foi necessária uma teoria para apresentar a evolução dos recalques com o tempo. Apoiada em hipóteses, algumas aproximadas à realidade, a teoria do adensamento foi proposta por Terzaghi e tem seus condicionantes baseados em coeficientes (de compressão e recompressão), índices (de compressão) e em um parâmetro denominado tensão de pré-adensamento (STANCATI et al, 1981; PINTO, 2000).Para o cálculo dos recalques nas estruturas são necessários, então, os parâmetros de compressibilidade já mencionados. Estes parâmetros são obtidos por meio do ensaio de adensamento, e dependem de alguns métodos gráficos para serem determinados (STANCATI et al, 1981).
O ensaio de adensamento, também conhecido como ensaio de compressão edométrica, ensaio de adensamento unidimensional, ou mesmoensaio edométrico, foi sugerido por Terzaghi. Ele consiste na compressão do solo contido em um molde que impede qualquer deformação lateral. O ensaio simula o comportamento do solo quando ele é comprimido pela ação do peso de novas camadas, que sobre ele se depositam, quando se constrói um aterro em grandes áreas, por exemplo. Consiste em anel metálico (onde o corpo de prova é colocado) ajustadoem uma célula de compressão edométrica, com duas pedras porosas em suas extremidades: superior e inferior. Colocado em uma prensa, a carga é aplicada sobre o corpo de prova por meio de um braço de alavanca e a compressão é medida por meio de extensômetro micrométrico (PINTO, 2000; DAS, 2006). Pode-se observar dois modelos de célula de adensamento na Figura 1.



Figura [ 1 ]. Representaçãoesquemática da célula de adensamento. Fonte: ABNT (1990)

Cada carga é mantida sobre o corpo de prova normalmente por 24 horas. Após o intervalo essa carga é normalmente dobrada e a medição da compressão continua. Os carregamentos efetuados dependerão das necessidades dos problemas em estudo (PINTO, 2000; DAS, 2006).
Do ensaio é retirado o coeficiente de adensamento, que é calculado para...
tracking img