Geotecnia 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ENGENHARIA COM HABILITAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL





DISCIPLINA: GEOTECNIA I








ENSAIOS LABORATORIAIS DE MECÂNICA DOS SOLOS






ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃOTÁCTIL E VISUAL DE SOLOS E DE VERIFICAÇÃO DE TEOR DE UMIDADE NO SOLO



















1 MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DOS ENSAIOS









Primeiramente, o professor entregou aosalunos amostras de solo para que eles as tocassem, as observassem e até mesmo as cheirassem. Embora a classificação definitiva de um solo dependa de uma série de ensaios, a análise táctil e visual deum solo permitiu aos alunos ter uma idéia aproximada das reais características dos solos, fazendo uma primeira classificação dos mesmos.

Durante esse ensaio, portanto, os grupos analisaramespecificações detalhadas do local de procedência das amostras, sua cor predominante (se existisse inúmeras cores no solo, impossibilitando os alunos a encontrar uma predominante, o mesmo deveria serclassificado como variegado); seu odor, pois quando há uma quantidade significativa de material orgânico no solo, ele exala um odor de material em decomposição; e finalmente sua textura, pois a mesma quandoapresenta ser áspera pode-se entender que se trata de pedregulho, areia ou silte grosso; mas quando predomina o silte médio e fino ou argila, a sensação é lisa e observa-se um comportamento plástico,maleável. Quando a textura apresenta mais de uma característica como “comportamento plástico, mas com presença de material granular”, os grupos deveriam realizar uma classificação dupla, como porexemplo, neste caso, argila arenosa. Isso detalha ainda mais a amostra, deixando sua classificação ainda melhor.

Após realizar essas análises físicas das amostras, os alunos, ainda divididos emgrupos, utilizaram dos seguintes equipamentos para o próximo ensaio:






• Cápsulas (duas para cada grupo);

• Balança;

• Estufa com temperatura controlável para 110° C ± 5°...
tracking img