Georreferenciamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPUTAÇÃO GP S
Georreferenciamento

Computação GPS
A computação GPS surgiu da necessidade de aumentar a precisão da navegação ou das coordenadas obtidas por GPS’s, utilizando-se da matemática. Durante a evolução da navegação, a navegação costeira utilizava de referências terrestres como faróis, e a navegação marítima que utilizava as estrelas (astrolábio – HIPARCO século II A.C.) e abússola.

para editar os estilos do texto mestre

do nível

eiro nível

uarto nível » Quinto nível

DIFERENÇA ENTRE RUMO E AZIMUTE
Ambos são ângulos entre pontos georreferenciados. O Rumo tem como ponto de referência o ponto anterior, utilizando dos referenciais norte, sul, leste e oeste para lances de no Maximo 90°00’00”, tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário. Já o azimuteusa o norte como referência, lançando ângulos de até 360°00’00” sempre no sentido horário.

RUMO E AZIMUTE
RUM ZIM T • Clique paraO editar os estilos doA NorteU(N) E mestre texto Norte (N)

– Segundo nível




• Terceiro nível NW NE
45°

45°

315°

45°

Oeste (W)

90°

– Quarto nível » Quinto nível
90°

Leste (E) Oeste (W)

270°

90°

Leste (E)

SE
45°SW
45° 0° 225° 135° 180°

Sul (S)

Sul (S)

REFERÊNCIAS MUNDIAIS
Meridiano de Greenwich Polo Sul – Segundo nível

• Clique para editar os estilos do texto m
• Terceiro nível
– Quarto nível » Quinto nível
Linha do Equador

Polo Norte

Terra • Clique para editar os estilos do texto mestre

Eixo

– Segundo nível
• Terceiro nível
– Quarto nível Luz Solar» Quinto nívelCírculo Polar Artico Trópico de Cancer Equador Trópico de Capricórnio

Círculo Polar Antártico

SATÉLITES
• Clique para editar os estilos do texto mestre
Satélite 1 Satélite 1

– Segundo nível
• Terceiro nível
– Quarto nível » Quinto nível
IBGE RBMC 91.909 Uberlândia/MG Satélite 1 Marco IBGE RBMC 92.583 Cuiabá/MT

Satélite 1

O QUE É GPS?
O GPS surgiu da fusão de dois programasfinanciados pelo governo norte-americano, um sob responsabilidade da marinha e outro pela aeronáutica, para posicionar satélites que abrangessem o mundo todo. Em razão da precisão e da acurácia do sistema, uma grande comunidade pode utilizar do sistema (agricultura, navegação, comunicação, etc...)

Precisão e Acurácia
• Clique para editar os estilos do texto mestre
– Segundo nível
• Terceiro nível– Quarto nível » Quinto nível

QUAIS SÃO OS TIPOS DE GPS?

GPS DE NAVEGAÇÃO
GPS’s móveis de posicionamento imediato, de curtas distâncias, de baixa precisão utilizados em sua maioria para navegação. EX: GPS’s usados em carro de raly, em colheitadeiras, em barcos e GPS’s manuais como a série GARMIN.

GPS DE PRECISÃO
GPS’s fixos de levantamentos precisos de longas distâncias. GPS L1 sãoGPS’s de precisão de levantamentos fixos desenvolvidos a partir da década de 80 que proporcionaram uma precisão calculada por LACHAPELLE em 1986 de 0,010m (um centímetro) para levantamentos de 100s (01’40”).  GPS L1/L2 são GPS’s de levantamentos fixos desenvolvidos na década de 90 que combinados com softwares de triangulação e de correção dos dados, proporcionam uma maior precisão e acurácia dospontos. Essa precisão é matematicamente calculável.

PRA QUE SERVE O GPS?

O GPS serve para determinar a posição, a velocidade, altitude, auxiliar na navegação na superfície da Terra ou em uma determinada órbita. Uma das funções mais interessantes do GPS é a possibilidade de compartilhar informações sobre caminhos. Os aparelhos de GPS registram o caminho percorrido e este pode ser salvo emcomputador e utilizado posteriormente. O programa mais utilizado para o intercâmbio de dados entre o computador e o GPS é o Trackmacker http://www.gpstm.com/port/

COMO O GPS TRABALHA?

O GPS possui um micro-processador interno programável que envia uma pergunta única para o satélite: “qual é a minha posição (x,y,z)?”. O satélite recebe a informação em seu micro-processador interno...
tracking img