George simons ohm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho foi realizado para a professor de Tecnologia em mecatrônica, Ivan com a finalidade de elaborar uma pesquisa sobre George Simon Ohm.
Este senhor foi um físico alemão, eajudou para a evolução da resistência elétrica, que é uma grandeza física que caracteriza os condutores elétricos.
Georg Simon Ohm
Georg Simon Ohm nasceu na Bavária, Alemanha a 16 de Março de 1787. Efaleceu no dia 6 de Junho de 1854. Trabalhava como professor secundário de Matemática no Colégio dos Jesuítas, em Colônia, mas desejava lecionar na universidade. Para tanto, foi-lhe exigido, como provade admissão, que realizasse um trabalho de pesquisa inédito. Optou por fazer experiências com a eletricidade, e para isso construiu seu próprio equipamento, incluindo os fios.
Experimentandodiferentes espessuras e comprimentos de fios, acabou descobrindo relações matemáticas extremamente simples envolvendo essas dimensões e as grandezas elétricas. Inicialmente, verificou que a intensidade dacorrente era diretamente proporcional à área da seção do fio e inversamente proporcional a seu comprimento. Com isso, Ohm pôde definir um novo conceito: o de resistência elétrica.
O que significaresistência elétrica? Os elétrons livre que fluem ao longo do fio ou cabo elétrico tem de passar por entre os átomos que o compõe, chocando-se constantemente com eles. Desse modo, o fluxo de elétrons ébrecado pela resistência que os átomos opõem à sua passagem.
Em 1827, Ohm conseguiu formular um enunciado que envolvia, além dessas grandezas, a diferença de potencial: "A intensidade da correnteelétrica que percorre um condutor é diretamente proporcional à diferença de potencial e inversamente proporcional à resistência do circuito". Tal enunciado é até hoje conhecido como Lei de Ohm. Tais relaçõeshaviam também sido apontadas, meio século antes, pelo inglês Cavendish, que, no entanto, não as divulgou.
Embora estes estudos tenham sido uma colaboração importante na teoria dos circuitos...
tracking img