GEORGE CANGUILHEM – O QUE É PSICOLOGIA

1275 palavras 6 páginas
GEORGE CANGUILHEM – O QUE É PSICOLOGIA
O texto de George Canguilhem “O que é a Psicologia” tem como objetivo problematizar a dificuldade de encontrar um conceito para Psicologia através da exposição do esboço da história da mesma. Por não obter essa resposta, é difícil para o psicólogo explicitar de forma segura o que ele faz e sua importância para a sociedade. Além disso, muitas vezes pode ser confundida com um empirismo composto, visto que é fundamental a ela a experiência sensível externa, os sentidos, e a interna, os sentimentos. Para Canguilhem, isto não quer dizer que a Psicologia é ilusória, mas sim que foi mal fundada já que ainda não se conseguiu provar que Psicologia é devida de uma aplicação da ciência. Por isso, a Psicologia parece estar suspensa sobre uma tríplice: a de uma filosofia sem rigor, uma ética sem exigência e uma medicina sem controle. Isto se deve ao fato de que, respectivamente, trabalha com o subjetivo, com hábitos e costumes dos animais e lida com doenças mentais e dos nervos.
A falta de conceito para Psicologia, segundo Canguilhem, seria explicada pela falta de objeto e projetos metodológicos. Em 1947, o professor Daniel Laguache atribuiu uma das definições possíveis referentes á Psicologia, como teoria geral da conduta, possuindo assim diferentes projetos metodológicos, que são as sínteses da psicologia, como a psicologia clínica, psicanalítica, psicologia social e etnologia, e todas as áreas da psicologia teriam como objeto comum o estudo do homem. Mas Canguilhem critica essa teoria a chamando de “pacto de coexistência pacífica” com déficit de lógica e pela revelação de uma constância numa variedade de casos.
Ao conduzir o sujeito á encontrar a resposta para “O que é a psicologia”, George Canguilhem coloca em primeiro plano a psicologia como ciência natural, já que etimologicamente significa a ciência da alma, sendo assim relacionada à filosofia da antiguidade, onde a psiquê era tida como ciência natural. Neste ponto, a

Relacionados

  • A Natureza Do Espac O 5
    107383 palavras | 430 páginas
  • A natureza do espaço geográfico
    105863 palavras | 424 páginas
  • Anatureza do espaço
    107383 palavras | 430 páginas