Geoprocessamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO PARA MONITORAMENTO DE ATIVIDADES DE MINERAÇÃO AO LONGO DO MINERODUTO: MINAS GERAIS/ESPÍRITO SANTO

Sibele dos Santos
Centro Universitário UNA


1.0 INTRODUÇÃO

Os dutos possuem grandes extensões territoriais e atravessa regiões distintas quanto aos aspectos físicos, sociais e econômicos, tendo dessa maneira, a necessidade do monitoramento dasatividades que possam causar riscos a integridade dos mesmos, pois transportam substancias que podem trazer impactos a sociedade e ao meio ambiente. Uma vez que há ocorrência de acidentes, alguns programas estratégicos foram criados a fim de estabelecer procedimentos de controle, intervenção e demais ações de monitoramento que possam mitigar ou prevenir esses riscos.

Esses programas estratégicosenglobam aspectos técnicos relacionados aos dutos, tais como corrosão interna e externa, controle de vazão, entre outros. Além disso, destacam-se também os aspectos relativos ao meio ambiente, permeando a geologia, a geomorfologia, o clima e o uso e ocupação do solo. A análise de risco relacionada ao meio ambiente é complexa e multidisciplinar, por agregar informações referentes aos aspectosfísicos e antrópicos.

A mineração é um empreendimento muito dinâmico, em constantes mudanças para se adequar as necessidades da empresa. Vias de acesso são suprimidas para o beneficiamento do material, para isso postes são relocados, tubulações remanejadas, canaletas reconstruídas, outro acesso sendo feito para suprir o acesso eliminado. Sedimentos sendo despejados constantemente nas barragens derejeitos, estes rejeitos sendo beneficiado novamente em instalações de tratamento de minério mais modernas.

Taludes sendo cortado diariamente para obter matéria prima para beneficiamento de minério, o material improdutivo sendo aterrados em pilhas de estéril, entre vários outros processos para realizar as transformações do espaço indispensáveis para um empreendimento deste porte.

Como asatividades de mineração podem utilizar técnicas de extração que vão desde o uso de explosivos até a movimentação de grandes quantidades de massa por meio de veículos pesados, como citado anteriormente, torna-se importante o monitoramento desses locais quando localizados próximos as faixas de dutos, a fim de que seus impactos não comprometam a integridade dos mesmos.

Diante dessas considerações,o sensoriamento remoto pode ser uma ferramenta eficiente na obtenção de dados que possibilitem a análise de grandes áreas em um curto intervalo de tempo, quando comparado ao monitoramento por terra ou outros sistemas. Os dados obtidos por sensores remotos são processados por meio de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) que além de facilitar a gestão de informações e o acesso ao banco dedados, possuem algoritmos computacionais que permitem correções de distorções geométricas e radiométricas, transformações e demais procedimentos que ofereçam subsídios a análise.

A questão ambiental é atualmente uma das grandes preocupações mundiais e está presente em praticamente em todas as áreas, o que levou vários segmentos da sociedade a intensificar esforços voltados à conservação do meioambiente. Nesse sentido, o sensoriamento remoto e os sistemas de informações geográficas se destacam nos estudos de ordem ambiental com o crescente uso de seus recursos na pesquisa científica.

Assim, este trabalho tem como objetivo, monitorar e analisar as atividades de mineração ao longo da faixa de dutos da empresa SAMARCA, localizada nos estados federativos de Minas Gerais e Espírito Santo,mas dando ênfase ao último estado citado.

2.0 MATERIAIS E MÉTODOS

3.0 CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA

3.1 O Mineroduto

A malha dutoviária no Estado do Espírito Santo é constituída pelo mineroduto da SAMARCO, dedicado ao transporte de minério de ferro desde Mariana (MG) até a unidade de Ponta de Ubu, no Espírito Santo, e por uma rede de gasodutos e oleodutos, operados pela Petrobras e suas...
tracking img