Geoprocessamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Geoprocessamento
1. IntroduçãO


O geoprocessamento ou geoinformática é o processamento informatizado de dados, utilizando software que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) que possa ser associado a coordenadas, isto é, um conjunto de conceitos, métodos e técnicas em torno do processamento eletrônico de dados que opera sobreregistros de ocorrência georreferenciados, analisando suas características e relações geotopológicas para produzir informações ambientais. A necessidade de manipulação de grandes quantidades de dados priorizou o uso de técnicas de informática, para o acompanhamento das modificações espaço-temporais que ocorrem na superfície terrestre.
As ferramentas computacionais parageoprocessamento, chamadas de sistemas de informações geográficas (GIS), elas permitem análises complexas, integra dados de diversas fontes, cria um bancos de dados e automatizam a produção de documentos cartográficos.
A partir do geoprocessamento e a análise espacial foi possível compor o quadro das atividades agropecuárias, como: tipos de solo, cadastro urbano e rural, dadosgeofísicos, etopográficos. O mapa de vegetação descreve sua distribuição e associa os pontos dos mapas a tipos específico de cobertura vegetal, enquanto mapa geoquímico associa o teor mineral. É possível também cadastrar lotes de municípios identifica-lo como um dado individual, com atributos que o distinguem dos demais. E ainda cadastrar geo-objetos como os rios de uma bacia hidrográfica ou osaeroportos de um estado.
Dentre as técnicas da Análise Geográfica, a estatística espacial abrange métodos quantitativos, buscando descrever a variação espacial de um dado fenômeno a partir de amostras disponíveis. Os dados não permitem a localização exata dos eventos, mas de um valor agregado por área.
Os geo-campos podem ser especializados em:TEMÁTICO - em uma região, um geo-campo é associado a pontos do espaço e um tema. Isto pode ser feito com a vegetação local _floresta densa, floresta aberta, cerrado.
NUMÉRICO - em uma região, um geo-campo numérico é associado a pontos do espaço e um valor real lhe é atribuído. Isto é feito em mapas de campo magnético ou de altimetria.DADO_SENSOR_REMOTO – ele é obtido através da resposta recebida por um sensor (passivo ou ativo) de uma área da superfície terrestre.
As projeções cartográficas auxiliam nas projeção a planar da Terra a partir de escalas macroregionais, podem dividir a localização em geo-objetos.
Dentro deste contexto este trabalho tem por objetivo mostra a necessidade de aplicaçãodeste método na cidade Curvelo–MG, sob a justificativa de interesse dos todos envolvidos com este projeto em aprofundar seus conhecimentos neste setor.


2. LOCALIZAÇÃO
Sua população estimada em 2008 era de 74.409 habitantes. Encontra-se situado na mesorregião central de minas gerais, na microrregião de Curvelo, com uma área de 3.306,1 km², distante aproximadamente170 km da capital mineira. Tem localização privilegiada numa região servida por importantes sistemas rodoviários, onde se destaca a br-040 que faz a ligação entre Brasília, belo horizonte e rio de janeiro. A sede do município apresenta altitude de 633 m e tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo de 18º 45' da latitude sul em sua interseção com o meridiano de 44º25'de longitude oeste.Está situado num grande chapadão na região central do estado, onde não há serras propriamente ditas. Localizado entre as bacias do rio São Francisco, rio das velhas, rio Paraopeba, cipó e bicudo, o município é cortado por diversos ribeirões que deságuam nestes rios. Os mais importantes São Maquiné, Picão, Almas, Meleiros e santo Antônio.
Vegetação: é original do...
tracking img