Geoprocessamento e sensoriamento remoto - parque estadual da lapa grande

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS SANTO AGOSTINHO (FACET)

ANDERSON RIBEIRO VELOSO

GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO A CARACTERIZAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA LAPA GRANDE

MONTES CLAROS - MG Junho, 2010

ANDERSON RIBEIRO VELOSO

GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO A CARACTERIZAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA LAPA GRANDE

Monografia apresentada aFaculdade de Ciência Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho, para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental.

Orientador: Msc. César Vinicius Mendes Nery

MONTES CLAROS - MG Junho, 2010

ANDERSON RIBEIRO VELOSO

GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO A CARACTERIZAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA LAPA GRANDE

Monografia apresentada a Faculdade de Ciência Exatas e TecnológicasSanto Agostinho, para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental.

APROVADA: 10 / 06 / 2010

Prof. Msc. César Vinicius Mendes Nery Faculdade Santo Agostinho (Orientador)

Prof. Msc. Marcos Esdras Leite Universidade Estadual de Montes Claros

Prof. Luiz Wanderley dos Santos Lobo Faculdade Santo Agostinho

MONTES CLAROS - MG Junho, 2010

DEDICATÓRIA

Dedico e ofereço estelogro á minha amada Leticia (beijos princesa), aos colegas de faculdade: Liu, Paulim e Waldizão, a minha família e em especial a minha mãe, por ter acreditado no meu potencial intelectual por toda minha vida estudantil e acadêmica.

AGRADECIMENTOS

Agradeço ao meu orientador, o mestre César Vinicius Mendes Nery, pelo incentivo, confiança e compreensão.

RESUMO

O presente trabalho abordaas aplicações das ferramentas do geoprocessamento e dos recursos do sensoriamento remoto, para a caracterização do Parque Estadual da Lapa Grande, unidade de conservação de proteção integral situada no município de Montes Claros, norte do estado de Minas Gerais. Os objetivos almejados pela pesquisa científica, foram: diagnosticar a situação atual do parque, elaborar cartas temáticas e mapas daunidade de conservação, além de caracterizar e analisar variáveis do meio físico, visto que o mesmo apresenta carência de informações geográficas. Para este fim, foram utilizadas na elaboração da pesquisa científica os softwares SPRING e os seus co-programas, SCARTA e IMPIMA, além do uso do AutoCAD para vetorização dos dados levantados em campo com a utilização do GPS; também foram utilizadasimagens do satélite CBERS2B do sensor CCD; além de dados SRTM do projeto TOPODATA. Os objetivos visados inicialmente pelo estudo foram alcançados na conclusão do trabalho, com a interpretação e discussão dos dados extraídos, referente aos mapas gerados de: Carta imagem, cobertura do solo, declividade e hipsometria. Concluiu-se a partir dos resultados, que a ação antrópica alterou a cobertura nativa dosolo, que a menor e maior cota altimétrica do parque são respectivamente 680 metros e 1038 metros, que a declividade predominante estar entre 2% a 20%, entre outros. Além de demonstrar que, estas informações podem servir de subsídios aos gestores do parque, na elaboração de diretrizes como o plano de manejo e o zoneamento ecológico. Ressalta-se ainda, que a metodologia abordada neste estudocientífico, também pode ser aplicada na caracterização de outras unidades de conservação. Palavras-chaves: Parque Estadual da Lapa Grande, Geoprocessamento, SPRING, Sensoriamento Remoto.

LISTA DE SIGLAS

CBERS - Satélites Sino-Brasileiros de Recursos Terrestres COPASA - Companhia de Saneamento de Minas Gerais DXF - Drawing eXchange Format IEF - Instituto Estadual de Florestas do Estado de MinasGerais INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais MDE - Modelo Digital de Elevação MDT - Modelo Digital de Terreno PI - Plano de Informação SIG - Sistema de Informação Geográfica SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação SPRING - Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas SRTM - Shuttlle Radar Topography Mission UTM - Universal Transversal Mercator

SUMÁRIO

1...
tracking img