Geoprocessamento na gestão de meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS DE CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO AMBIENTAL,TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO EM ESTUDOS AMBIENTAIS, AVALIAÇAO DO IMPACTO AMBIENTAL E LICENCIAMENTO, LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL

GERCIR JOÃO BENEDETTI











GEOPROCESSAMENTO NO LICENCIAMEnTO AMBIENTAL















FREDERICOWESTPHALEN

FREDERICO WESTPHALEN

2013



GERCIR JOÃO BENEDETTI











GEOPROCESSAMENTO NO LICENCIAMEnTO AMBIENTAL

















Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinaProf. Luciana Trigueiro, Thiago Augusto Domingos, Rodrigo Trigueiro, Jossan Batistute e Jamile Bernardes.










Frederico Westphalen

2013







Resumo: Num país de grande dimensão como o Brasil, com carência de informações adequadas para a tomada de decisões sobre os problemas urbanos, rurais e ambientais, o Geoprocessamento apresenta um enorme potencial,principalmente se baseado em tecnologias de custo relativamente baixo, em que o conhecimento seja adquirido localmente. O termo Geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica. Esta tecnologia, denotada por Geoprocessamento, influencia de maneira crescente as áreas de Cartografia, Análise de RecursosNaturais, Transportes, Comunicações, Energia e Planejamento Urbano e Regional. Para Tornar possível automatizar a produção de documentos cartográficos, as ferramentas computacionais para Geoprocessamento, chamadas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), permitem realizar análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georeferenciados.



Palavras-chave:Geoprocessamento, planejamento, técnicas, documentos.








































Introdução




A noção de informação espacial está relacionada à existência de objetos com propriedades, que incluem sua localização no espaço e sua relação com outros objetos. Estas relações incluem conceitos topológicos(vizinhança, pertinência), métricos (distância) e direcionais (“ao norte de”, “acima de”), sendo assim, os conceitos de espaço geográfico e informação espacial são formas complementares de conceituar o objeto de estudo do Geoprocessamento.

Desta forma, pode-se definir o termo “espaço geográfico” como uma coleção de localizações na superfície da Terra, sobre a qual ocorrem os fenômenos geográficos. Oespaço geográfico define-se, portanto, em função de suas coordenadas, sua altitude e sua posição relativa, sendo assim, um espaço localizável, o mesmo, é possível de ser cartografado.

O geoprocessamento, portanto, é o processamento informatizado de dados georreferenciados, utiliza-se programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas eplantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas. Pode ser utilizado para diversas aplicações.

O termo geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando de maneira crescente as áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais,Transportes, Comunicações, Energia e Planejamento Urbano e Regional.
















































Desenvolvimento






As primeiras tentativas de automatizar parte do processamento de dados com características espaciais aconteceram na Inglaterra e nos Estados Unidos, nos anos 50, com o objetivo...
tracking img