geop res cap 4

525 palavras 3 páginas
José Luis Moraes de Melo – 101130995 – geopolítica – resumo capítulo 4

O sistema mundial em tempos de mudança

As teorias de RI

Hedley bull Segundo Hedley há 3 escolas principais de interpretação das RI:
- Realista - perspectivas hobbesianas das ri totalmente desconfiadas em relação a viabilidade de acordos, das leis e da paz com principal objetivo das relações. Na verdade é uma luta constante, amoral e egoísta enter os estados onde a guerra se converte no principal instrumento da política exterior.
- Internacionalista - remonta as teorias de grotius, razão de estado de caráter econômico e não militar. RI deverão ser regidas por instituições e acordos.
- Universalista - regida pelo direito e protagonistas são grupos sociais e ideias.

Mesmo após guerra fria realismo continua sendo a principal interpretação do sistema internacional.

Linha idealista - um sistema guiado por leis e instituições que tem como objetivo o acordo e a estabilidade. Visão que impulsionou inicialmente a criação das nações unidas e posteriormente da ONU e toda a estrutura de instituições.

Outras perspectivas menos polarizadas:
- Pluralista - crítica as perspectivas estritamente estatais do realismo que são consideradas obsoletas. Leque de decisões e influências geopolíticas em outros tipos de organizações como empresas, lobbies legais e ilegais, instituições políticas internacionais e ONGs. Visão menos política, menos governo e mais governança regida mais pelo interesse econômico. Menos soberania e mais gestão.
- Globalista - global governance, estado como produto superior, entidade protagonista das RI, SI regulado por instituições mundiais.
- Estruturalista (visão de base marxista) - herdeira do realismo, visão essencialmente conflituosa.

As interpretações da ordem mundial:
O conceito da ordem mundial não pode ser associado a julgamentos morais ou práticos do tipo de ordem=bom e desordem=mau. A ordem tanto pode ser feito da coação, como do consenso, tanto da persuasão como da

Relacionados

  • Ufscar - engenharia de materiais
    16697 palavras | 67 páginas
  • Maximiano Antonio Cesar Amaru
    185421 palavras | 742 páginas
  • Participacao Politica No Brasil WEB
    112140 palavras | 449 páginas
  • Como encontrar um bom emprego
    159871 palavras | 640 páginas