Geomorfologia- intemperismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Enviado por Micael, 4° Semestre de Geografia
INTEMPERISMO

O termo intemperismo é aplicado às alterações físicas e químicas a que estão sujeitas as rochas na superfície da Terra, porém esta alteração ocorre in situ, ou seja, sem deslocamento do material. Este fenômeno é de grande importância para a formação e constante mudança no relevo terrestre, junto com a erosão. O intemperismo é de grandeimportância também na formação dos solos, pois em algumas regiões onde há grandes formações rochosas a fixação de plantas é mais difícil em relação a regiões de solo estruturalmente menos rochosos. Intemperismo, também conhecido como meteorização, é o conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas.

Tipos de intemperismo:
Intemperismo físico
É oprocesso de fragmentação das rochas a partir de agentes físicos como as variações da temperatura, a ação do gelo e dos ventos. Já o intemperismo químico é o progresso de decomposição das rochas, que ocorre principalmente pela ação da água e da chuva. Existem vários processos pelos quais as rochas podem ser quebradas ou desintegradas, no entanto os fatores de intemperismo físico mais importantessão:
*Expansão diferencial por alívio de pressão, quando a rocha é exposta a superficie.
*Crescimento de cristais estranhos em faturas ou poros.
*Contração e expansão differenciais durante rápido ou desigual aquecimento ou resfriamento.
Diminuição da Pressão por Alívio da Carga:
A condição de pressão na superfície da terra é muito menor do que a condição de pressão em que algumas rochas sãoformadas, podendo ser na crosta terrestre ou até mesmo na consolidação da lama no fundo do mar. Com o passar dos anos o mar se afastou dessas rochas e a erosão removeu centenas de milhares de metros de rochas sobrejacentes e por causa disso tantas rochas formam hoje nossas paisagens, estas rochas expostas se expandem por alívio de pressão.

Durante este tempo em que estão em formação dentro da terraaté a sua ascensão que provavelmente irá preceder a erosão estas rochas sofrem diversas fraturas em blocos que podem medir de centímetros até metros, estas fraturas são chamadas de diáclases que certamente irão possuir uma orientação regional sistemática e que também possuirão certo espaçamento entre as fraturas o que leva a diversas conclusões sobre as forças que atuaram sobre as rochas.Algumas rochas podem possuir grandes diáclases ou possuir espaços abertos por ser uma rocha sedimentar, no entanto qualquer alívio de pressão por menor que seja será compensada pelo movimento ao longo destas superfícies pré-existentes.

Algumas rochas especialmente o arenito e granitos são bastante maciços e apresentam poucas diáclases, sendo assim quando essas rochas estão expostas à erosãoformam-se um conjunto especial de diáclases denominado de diáclases em chapa.

A quantidade de força armazenada nessas rochas maciças é surpreendente, por exemplo: Na pedreira de “Stone Mountain” (Geórgia, EUA) os blocos de granito se expandem um milésimo ao longo do comprimento quando libertados da parede da pedreira, isso quer dizer que se retirarmos um bloco de 3m desse granito ele irá se expandircerca de 3 mm ao ser cortado ou liberado por explosão.

[pic]

Rocha fraturada em chapas por alívio de pressão

O alívio de pressão é apenas um fator de menor influência no intemperismo em si, mas é o primeiro evento de uma série contínua e para que os outros tipos de intemperismos aconteçam é necessário esse tipo de diáclases em chapa ou outras fraturas similares.

Crescimento de CristaisEstranhos na rocha:

Se água contida em fraturas das rochas congelarem uma expansão desta rocha ocorrerá devido a uma grande força gerada que pode aumentar em até 9% o volume específico que é o volume por unidade de massa. Este aumento de volume deverá ser inibido pela pressão confinante em que a rocha se encontra, quanto maior a pressão confinante mais baixa deverá ser a temperatura para...
tracking img