Geomorfologia fluvial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CHIRSTOFOLETTI, Antonio, 1936. Geomorfologia. São Paulo: Edusp, 1974.

Geomorfologia Fluvial compreende o estudo dos processos e das formas que tem relação com o escoamento fluvial, este estudo é importante, pois o rio é elemento de grande importância para os processos morfogenéticos, sendo o principal responsável pelo transporte do material intemperizado das áreas mais elevadas para asmais baixas.
Em termos geológicos e geomorfológicos, o termo rio designa um fluxo canalizado, o qual durante a maior parte do ano pode encontrar-se seco, tendo água somente e imediatamente após ocorrência de chuva, denominados de rios efêmeros. Semelhante a estes, apresenta-se os rios intermitentes, que possuem água num período do ano e noutro encontra-se seco, e há os fluxos de água permanentesque não apresentam período de leito totalmente seco, os rios perenes.
Há influencia direta ou indiretamente sobre os rios de todas as interferências que ocorrerem na bacia de drenagem deste, devendo ser realizada uma análise de modo global do sistema hidráulico a fim de compreendê-lo. Os rios se constituem em canais de escoamento, sendo integrante do ciclo hidrológico, tendo sua alimentaçãorealizada por águas superficiais e subterrâneas. A relação entre os fluxos superficiais de água e o lençol subterrâneo caracteriza dois tipos de rios, os efluentes, que recebem água do lençol, sendo portanto abastecido pela água subterrânea, típico de ambiente úmido, e os influentes, característico de ambiente seco, o qual em determinados momentos, se infiltram no solo, abastecendo o lençolfreático.
O escoamento fluvial é a quantidade total de água que alcança o canal, sendo que o volume, também denominado de debito,vazão ou módulo fluvial, da drenagem varia em função de inúmeros fatores, e esta variação volumétrica anual corresponde ao regime fluvial.
Há estudo especifico da relação entre debito, forma de canal, carga sedimentar, declividade e velocidade, sendo tal estudorealizado pela geometria hidráulica e é de grande importância o entendimento do conceito de raio hidráulico, o valor deste é calculado através da relação entre a área do canal pelo perímetro úmido. Este valor representa a melhor medida para avaliar a eficiência do canal, quanto maior o valor, melhor a eficiência do canal.
Em relação ao fluxo da água, este pode ser laminar, quando escoa aolongo de um canal retilíneo , suave e com baixa velocidade, sendo que tal drenagem não tem capacidade de transporte em suspensão e não é encontrada nos cursos naturais, ou fluxo turbulento, o qual se caracteriza pela variedade de movimentos, é classificado em duas categorias, o corrente, comumente encontrado nos cursos fluviais e o encachoeirado típico de trechos com maior velocidade, o que leva aoaumento do poder erosivo do canal.
A velocidade das águas é variável, sendo os menores valores encontrados próximo as laterais e fundo do trecho analisado, enquanto no centro encontram-se as maiores velocidades e turbulências do canal. Tanto a turbulência quanto a velocidade possuem ligação com o trabalho executado pelo rio, ou seja, pela capacidade de erosão, transporte e erosão dadrenagem.
Em ambientes úmidos, é normal que o debito cresça em direção a jusante, observa-se que a medida que a vazão aumenta há um aumento da largura , profundidade e velocidade do canal. Nas cheias, as velocidades permanecem constante.
O transporte dos sedimentos pode ocorrer de três modos diferentes: a) por solução, no qual a carga se encontra dissolvida no curso de água, sendo adeposição desta realizada quando alcançar a saturação do canal; b) por suspensão, sedimentos de granulometria pequena são carregados em suspensão pelo fluxo turbulento, quando o canal perde a capacidade de transporta-los há a deposição destes, ocorrendo em locais de menor velocidade. As partículas de menor tamanho formam a carga em suspensão, enquanto as de maiores granulometria correspondem a carga...
tracking img