Geomorfologia do espirito santo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-Introdução:
O trabalho realizado tem como objetivo abordar os principais compartimentos geomorfológicos do estado do Espírito Santo, primeiramente dissertando à respeito do arcabouço geológico da região onde se encontra o estado, em seguida dividindo o estado em dois ambientes geomorfológicos distintos: a Baixada Espiritossantense e a Serra Capixaba. E por fim será apresentado um mapa com asprincipais bacias hidrográficas do estado e as caracteristicas das principais serão abordadas.

-Aspectos geomorfológicos e geológicos gerais:
O estado do Espírito Santo ocupa uma área de 46.184,1 km² na região Sudeste do Brasil, fazendo divisa com o estado de Minas Gerais a Oeste, Bahia a norte e Rio de Janeiro a sul. É banhado pelo Oceano Atlântico a leste.
Encontra-se na porção sudeste doEscudo Atlântico. Escudos são extensas áreas onde o embasamento cristalino pré-cambriano aflora. Tal região foi formada durante o ciclo neo-proterozóico Brasiliano-Pan Africano (850/500 Ma) que descreve a formação da porção ocidental do continente Gondwana, a partir da quebra do supercontinente anterior Rodínia/Pannotia.
Um dos fragmentos originários da fragmentação do paleocontinente Rodínia éo Cráton do São Francisco que durante a fase divergente desse processo foi cercado po antigos oceanos. Após o período de divergência, teve início uma fase de convergência causando subducções que originaram arcos de ilha, seguidos por colisões arco/continente e continente/continente resultando no fechamente de tais oceanos e na acreção de diversos blocos tectônicos formando assim cintorõesorogênicos na borda do Cráton, formando assim o Escudo Atlântico.
As faixas orogências que cercam o Cráton São Francisco foram dividas em três províncias geotectônicas: Borborema, Tocantins e Mantiqueira. O estado estudado encontra-se na Província da Mantiqueira.
A Província da Mantiqueira compreende os orógenos de Araçuaí no norte, Ribeira (parte norte, central e sul) no centro e Dom Feliciano nosul. Os orógenos Araçuaí e Ribeira são as duas porções importantes para o trabalho pois se encontram no estado.
Registros de atividades magmáticas são observadas na presença de rochas plutônicas tais como o granito. E no decorrer das colisões e com a continuação dos processos orogenéticos houve o metamorfismo de rochas pré-existentes gerando gnaisses, xistos e quartzitos.

-Aspectosgeomorfológicos e geológicos gerais do estado do Espírito Santo:

O relevo do estado é constituído de duas unidades: a Baixada Espírito-santense e a Serra Capixaba. É formado por rochas cristalinas, sobretudo gnaisses e granitos. À nordeste do Rio Doce o relevo é de origem sedimentar, e à noroeste é formado por gnaisses e granitos.
De largura variável, a Baixada Espírito-santense acompanha toda a costacapixaba, da divisa com a Bahia até o limite com o Rio de Janeiro. Estreita ao sul alarga-se consideravelmente a partir de Aracruz, no sentido norte. Ocupa cerca de 40% do território estadual.

A segunda unidade do relevo são os planaltos, que ocupam 60% do território do estado. Tem uma altitude média de 758 m. O Espírito Santo é coroado por maciços montanhosos, e entre os quais se destacam, ospicos da Serra do Caparaó, nela estão localizados o pico da Bandeira (2.892m), ponto culminante do estado e da Região Sudeste e o terceiro mais alto de todo o país localizado na divisa com Minas Gerais, e o Pico do Calçado (2.849 m), o maior exclusivamente em território capixaba.
Ao norte do Rio Doce, as altitudes diminuem sensivelmente, porém apresentam-se algumas elevações rochosas, ospontões, impropriamente chamados de serras, entre as quais a do Serra do Pancas e a do Serra do Cunha.


No canto superior direito da imagem encontra-se o Pico da Bandeira. Ilustração do relevo da região serrana do Espírito Santo.








1) Bacia do Rio Itaúnas

Segundo dados da SEAMA/COGIRH, a bacia do Itaúnas tem uma superfície de, aproximadamente, 4.480 Km2,...
tracking img