Geometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
- Conto e Plano de aula (turmas de 6 a 8 anos) -

O dicionário de formas

Conto de Angela Lago

Era uma vez eu, Zé Sorveteiro, que me apaixonei por uma princesa que acabara de chegar do outro lado da Terra. Bolei para ela um dicionário de quatro palavras: bola, quadrado, retângulo, triângulo. Japonês se escreve com desenhos. Com desenhos a princesa aprenderia português!

Não demorou, elaestava arrasando. Ia até meu carrinho e pedia, desenhando no ar:
– Triângulo-bola.

Sorvete na casquinha! O dicionário funcionava às maravilhas.

Eu? Mandava bilhetes. Desenhava um quadrado com um triângulo em cima e escrevia: casa!!! Caprichava nos pontos de exclamação. Casa!!! Casa!!! Fácil de entender: casa comigo.

Mas toda princesa tem uma fera para encontrar bilhetes. Uma hora a feramandou me chamar. Aí…

Aí eu transformei ponto de exclamação em sinal de aguaceiro:

– Um traço com um pingo é chuva. Três – !!! – muita chuva. Casa, chuva, chuva, chuva. Estou só avisando… Cuidado com goteiras.

Acabei subindo e limpando as calhas do telhado do futuro sogro e as de cada um de seus amigos e parentes.

Hoje, 60 anos depois, repito, valeu a pena. E lá vou eu apanhar unstriângulos vermelhos para a minha rainha arrumar no triângulo do retângulo do quadrado da frente. Perfeito. Daqui a pouco a jarra da mesa da sala estará toda perfumada com os… Como é mesmo? Vá lá! Com os triângulos vermelhos.
_________________________

- Plano de aula (turmas de 6 a 8 anos) -

A geometria está por toda parte

A geometria ainda é um tema pouco explorado em classe. Uma pena!Quando trabalhada de forma criativa, ela empolga a garotada. Quer ver? Siga o plano de aula inspirado no conto escrito por Ângela Lago. Nele aparecem muitas metáforas envolvendo formas geométricas, o que permite às crianças imaginar e interpretar as diferentes imagens descritas pela autora – um ótimo passo para que elas comecem a identificar quadrados, círculos, retângulos e triângulos nos objetos queas cercam. Você também vai poder mostrar as diferenças entre uma figura plana e um sólido, mesmo que não utilize termos como polígono e poliedro com os pequenos.

. Objetivos - Reconhecer, nomear, comparar, descrever e desenhar formas geométricas planas e não planas, resolver problemas e compreender o que é um dicionário e qual sua utilidade.

. Material necessário
- Papel sulfite
- Lápisde cor
- Giz de cera
- Papel espelho recortado em quadrados, círculos, triângulos e retângulos
- Sólidos geométricos (cones e esferas)
- Jornais e revistas
- Bulas de remédios
- Dicionários
- Enciclopédias
- Livro infantil

Primeira etapa

- Organize a classe em grupos. Leia apenas o título do conto e questione qual é o tema da história. Pergunte se todos conhecem o dicionário. Depoisapresente, sem dizer os nomes, diferentes portadores textuais, como revista, jornal, dicionário, enciclopédia, livro infantil e bula de remédio. Peça, então, que a turma defina qual é o dicionário. Quando as crianças chegarem a um consenso, solicite que elaborem, junto com você, um texto sobre as características desse livro e sua utilidade.
- Leia o conto sem interrupções. Ao terminar, faça umdebate sobre como é o dicionário que Zé Sorveteiro bolou. Quais as semelhanças e diferenças entre este e o que a classe havia analisado? Por que na situação mostrada na história um dicionário de formas faz mais sentido?
- É hora de as equipes elaborarem uma dramatização para o conto e a apresentarem aos colegas. Aproveite para questionar as diferentes interpretações dadas, já que a aventura de ZéSorveteiro inclui muitas metáforas envolvendo formas.

Segunda etapa

- Liste com a garotada o nome das formas que Zé Sorveteiro pôs no dicionário e leve todos para procurar pela escola objetos onde elas apareçam. Ao encontrar algo que contenha uma ou mais formas do dicionário, os estudantes devem parar e desenhá-lo numa folha branca, com giz de cera ou lápis de cor. De volta à sala, todos...
tracking img