Geometria plana é a ciência que estuda figuras que existem apenas no plano2

1100 palavras 5 páginas
Geometria plana é a ciência que estuda figuras que existem apenas no plano, tais como quadrados, círculos e triângulos, diferente da geometria espacial, que estuda figuras que existem no espaço tais como cubos, esferas e pirâmides.

O quadrado
O quadrado é uma figura geométrica plana regular em que todos os seus lados e ângulos são iguais. Veja um exemplo de quadrado na figura a seguir: Para calcular a área de um quadrado basta que se multipliquem dois dos seus lados l entre si.
Área do quadrado: A = L * L

O retângulo
O retângulo é uma figura geométrica plana cujos lados opostos são paralelos e iguais e todos os ângulos medem 90º. Confiram o retângulo abaixo:

Para calcular a área do retângulo, basta que se multipliquem seu comprimento c pela largura l.
Área do retângulo: A = C x L

O trapézio
O trapézio é um quadrilátero com dois lados paralelos entre si, que são chamados de base maior e base menor.

Para calcular a área do trapézio adiciona-se a base maior B à base menor b, ao resultado da soma multiplica-se a altura, e por fim, divide-se o resultado final por 2.

O Losango

Losango ou rombo (◊) é um quadrilátero equilátero, ou seja, é um polígono formado por quatro lados de igual comprimento.

Para calcular a Área do losango, basta que se multiplique sua diagonal maior (D) pela diagonal menor (d) dividindo tudo por 2

O Circulo um círculo ou disco é o conjunto dos pontos internos de uma circunferência. Por vezes, também se chama círculo ao conjunto de pontos cuja distância ao centro é menor ou igual a um dado valor (ao qual chamamos raio).

(Faça um circulo)

Diâmetro= 2.r
Raio= D/2

O Triangulo
O triângulo (também aceito como trilátero) é a figura geométrica que ocupa o espaço interno limitado por três segmentos de reta que concorrem, dois a dois, em três pontos diferentes formando três lados e três ângulos internos que somam 180°.

Classificação de um triângulo quanto à medida de seus lados.

Relacionados