Geometria molecular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Dom Aquino
Dom Aquino, 21 de maio de 2011
Discente: keslley Christina soares
Disciplina: Biologia
Docente: Fábio
Série: 1° Turma: “D” Turno: Vespertino

A geometria molecular



Dom Aquino-MTDedicatória

Este trabalho é dedicado a todos meus familiares e pessoas que no período de desenvolvimento deste trabalho me ajudou com paciência, carinho ecompreensão, demonstrando que a superação nos momentos difíceis vale à pena, por estarmos ao lado de quem realmente se importam com o nosso sucesso.

03

Sumário

Dedicatória- 03
Sumário- 04
Introdução- 05
Desenvolvimento- 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17,18, 19,20,
21, 22, 23, 24, 25,26
Conclusão- 27
Bibliografia- 28
Anexos- 29,30

04

Introdução

Irei falar sobre um modo fácil de prever a geometria molecular de uma molécula simples, envolvendo elementosrepresentativos- constituída por um átomo central e vários átomos ou pares de eléctrões não partilhados em seu redor e que serve de ponto de partida para a determinação posterior da correspondente fórmula estrutural da molécula, que auxiliará na previsão das ordens de ligação.
Vai apresentar um modo fácil de prever a geometria molecular de uma molécula simples, envolvendo elementos representativos-constituídos por um átomo central e vários átomos ou pares de elétrons não partilhados em seu redor- e que serve de ponto de partida para a determinação posterior da correspondente fórmula estrutural da molécula, que nos auxiliará na previsão das ordens de ligação e assim, deixando todos nós informados sobre a geometria molecular.05

Desenvolvimento

A geometria molecular é um parâmetro de importância fundamental para a previsão da polaridade de uma molécula. Esta, por sua vez, permite inferir sobre o tipo e intensidade das interações intermoleculares que se podem estabelecer entre moléculas no composto puro, ou com átomos, oumoléculas de outras substâncias. Contudo, a previsão da geometria molecular, até de moléculas simples, representa freqüentemente um problema que muitos alunos do ensino secundário e, por vezes do superior, não conseguem superar. Estas dificuldades estão usualmente relacionadas com a suposta necessidade de determinar, previamente, a estrutura de Lewis (ou a fórmula estrutural) para as moléculas.De fato, é freqüente em livros de texto de todos os níveis, assumir-se que a previsão da geometria molecular é posterior à determinação da estrutura de Lewis. Ora, não é necessariamente assim.
Para o caso de moléculas pequenas (neutras ou iônicas), envolvendo elementos representativos, constituídas por um átomo central e vários átomos periféricos pode-se, com vantagem, inverter o processo acimamencionado, de
forma a prever a geometria molecular e,posteriormente, tomar o resultado como ponto de partida para a determinação da correspondente fórmula estrutural,eliminando algumas das dificuldades apresentadas pelos alunos.
A geometria de uma molécula pode ser determinada, de acordo com o método proposto, da seguinte forma:
(1) Procede-se à contagem do número total de electrões de...
tracking img