Geometria espacial

CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NO ESTUDO DE GEOMETRIA ESPACIAL

Palavras Chave: Geometria, material concreto, educação matemática.

Resumo:
O presente trabalho apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida em duas escolas da rede pública, no de Ensino Médio, e tem por objetivo o desenvolvimento do conteúdo de geometria espacial de forma concreta, possibilitando ao aluno avisualização das figuras no espaço tridimensional, bem como o cálculo das áreas, volumes, apótemas e diagonais, sem a necessidade de memorizar fórmula. A atividade proposta foge da memorização e reprodução automática do conteúdo, visando o processo de construção do conhecimento, dando ênfase para capacidade de representação de idéias e pensamentos que tomam forma como estruturas cognitivas, o que contribuipara sanar dificuldades de compreensão desses assuntos no aspecto que tange as fórmulas apresentadas. Pensando nisso elaboramos uma oficina de geometria espacial, com material de baixo custo, para que professores da rede pública possam reproduzi-la. Podemos constatar que isso facilitou na visualização e compreensão de conceitos.

1. Introdução

A Geometria Espacial é vista, de modo geral, deforma descontextualizada e sem que seja atribuído nenhum significado para o aluno, resumindo-se a memorização de fórmulas e aplicação das mesmas mecanicamente. Pensando nisto elaboramos uma oficina de construção de sólidos geométricos, cujos alguns dos objetivos foram ajudar os alunos na visualização dos conceitos demonstrados pelo professor, bem como fazer com que os estudantes demonstrassem asfórmulas aprendidas anteriormente, através da construção e manipulação do material concreto.
Visamos com a realização desta oficina contribuir com a formação escolar dos alunos contemplados, através do uso de uma nova metodologia de ensino aliada ao uso dos materiais concretos para explicação dos conceitos geométricos relacionados com a Geometria Espacial. Segundo Rego e Rego:
O material concretotem fundamental importância, pois, a partir de sua utilização adequada os alunos ampliam sua concepção sobre o que é, como e para que aprender matemática, vencendo os mitos e preconceitos negativos, favorecendo a aprendizagem pela formação de idéias e modelos. (REGO e REGO; 2006; p. 43).

Seguindo as ideias de Rego e Rego, elaboramos uma oficina que buscasse o desenvolvimento de uma atividadeonde os alunos pudessem por em prática os conhecimentos adquiridos no conteúdo de Geometria Espacial através do uso do material concreto.
A oficina faz parte de uma das atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da área de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na cidade de Rio Grande – RS.
O PIBID se originou deuma ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem por objetivo contribuir para o aumento das médias das escolas participantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), além de promover àiniciação à docência dos licenciandos, ao mesmo tempo em que permite a formação continuada de professores da rede básica
O material concreto utilizado consistiu-se em sólidos construídos com material de baixo custo e fácil acesso, onde os alunos visualizam no espaço tridimensional, de forma mais clara, elementos como apótemas, diagonais, alturas e os vértices dos sólidos.
A proposta apresentada nesteartigo foi desenvolvida nas seguintes escolas: Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas e Instituto Estadual de Educação São José, sendo que na primeira destas trabalhamos com as turmas de 2º ano, e no Instituto São José com turmas de 3° ano.
Nosso objetivo com essa oficina era que os alunos deduzissem as fórmulas através da construção e manipulação dos sólidos em material concreto. Porque...
tracking img