Geometria Descritiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A Geometria Descritiva utiliza-se da épura para representar objetos, a partir de observadores que se encontram situados no infinito (pontos impróprios), os quais determinam direções de retasprojectantes. A épura de Monge é a planificação do que foi projectado ortogonalmente nos planos de projeção, também ortogonais entre si.

A Linha de terra (LT) é a reta de interseção entre os planos deprojeção propostos por Monge, chamados de Vertical (ou Frontal) e Horizontal, os quais dividem o espaço em quatro diedros ou quadrantes. Posteriormente Gino Loria implementou o terceiro plano de projeção(que deu origem à vista lateral esquerda, quando vista do 1º diedro)1 .

As vistas são alinhadas entre si, através de linhas de chamada, permitindo a percepção de sua posição relativa (Cf. fig. 1).Na épura, que pode ser ilustrada como a prancheta de desenho, ocorre o desenvolvimento do projeto.

A Geometria Descritiva serve de base teórica para o Desenho técnico, permitindo a construção devistas auxiliares, cortes, secções, rebatimentos, rotações, interseções de planos e sólidos, mudança de plano(s) de projeção, determinação de verdadeiras grandezas (V.G.) de distâncias, ângulos esuperfícies, bem como o cálculo de volumes a partir dos dados extraídos das projeções ortogonais.

misfério direito do cérebro3 .

Por outro lado, o conhecimento da Geometria Descritiva é fundamentalpara a Arquitetura, Engenharia e o Design de Produtos; quanto maior for o seu conhecimento, mais poderá ser extraído do potencial dos programas de CAD e das modelagens em 3D, que exigem o domínio demedidas, curvaturas e ângulos exatos.

Muitos cursos superiores de Design Gráfico, ao reformarem suas grades (estruturas curriculares), têm eliminado a Geometria Descritiva, substituindo-a pordisciplinas mais condizentes com outras funções específicas, como ilustrações digitais e softwares artísticos de modelagem tridimensional, uma vez que estes podem não requerer precisão geométrica....