Geometria da formação da imagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOMETRIA DA FORMAÇÃO DA IMAGEM

A formação da imagem radiográfica é regida pelas leis da ótica geométrica, ou seja, obedece a uma relação direta das distancias relativas entre o foco (emissor de radiação), o objeto (região do corpo em estudo) e o anteparo (filme radiográfico ou tela de fluoroscópica).
Para uma melhor compreensão, será utilizada a seguinte nomenclatura (fig. 5.1)
* Fo =Foco (foco emissor de radiação)
* O = Objeto (região do corpo em estudo)
* Fi = Filme radiográfico (anteparo)
* d = Distância
* dFoFi = Distância foco- filme (distância foco-anteparo)
* dOFi = Distância objeto-filme (distância objeto-anteparo)
* dFoO = Distancia foco-objeto
A imagem radiográfica de um objeto colocado entre o feixe de radiação e o anteparo corresponde auma projeção cônica deste objeto (fig. 5.2). Esse tipo de projeção produz uma ampliação da imagem (fig. 5.3).
Tamanho da imagem projetada
O tamanho da imagem projetada de um objeto pode ser calculado usando-se a seguinte formúla:
I = O x dFoFidFoO

Onde:
* I = Tamanho da imagem
* O = Tamanho do objeto
* dFoFi = Distancia Foco-filme (distancia foco-anteparo)
* dFoO = Distanciafoco-objeto

Coeficiente de ampliação de Imagem
O coeficiente de ampliação é a razão entre as dimensões lineares da imagem radiográfica e as dimensões correspondentes do objeto, que variam em função dos diferentes planos do objeto e sua distancia relativa ao anteparo. Pode ser citada, com exemplo, a imagem cardíaca no tórax em anteparo-posterior (AP), que é ligeiramente maior do que empóstero-anterior (PA). O coeficiente de ampliação pode ser calculado pelas fórmulas:
A = dFoFidFoO ou A = IO

Onde:
* A = Coeficiente de ampliação
* I = Tamanho da imagem
* O = Tamanho do objeto
* dFoFI = Distância foco filme (distância foco- anteparo)
* dFoO = Distancia foco-objeto

Nitidez da imagem radiográfica
A nitidez da imagem radiográfica pode ser definida comoadelimitação exata das bordas da imagem projetada.Depende de alguns fatores geométricos:

Tamanho do foco emissor de raios X – quanto menor o tamanho do foco emissor de raios X, menor será distorção geométrica e, conseqüentemente, maior o detalhe e a nitidez da imagem radiográfica. Quanto maior o tamanho do foco emissor de raios X, maior será a zona de penumbra na formação da imagem radiográfica,conseqüentemente, menor será o detalhe e a nitidez da imagem (fig.5.4).

A zona de penumbra, também conhecida como flou geométrico, corresponde à falta de nitidez da imagem radiográfica, causada pela distorção geométrica. Pode ser calculada usando-se a formula
P = dOFidFoO X tamanho do foco

Onde:
* P = Tamanho da zona de penumbra
* dOFi = Distância objeto-filme (distância objeto-anteparo)* dFoO = Dsistancia foco-objeto

Distancia foco-filme (dFoFi) - Corresponde à distância (d) entre o foco emissor de rios X (Fo) e o filme radiológico (Fi)(anteparo). Para uma mesma distancia objeto-filme (dOFi)(distancia objeto-anteparo), uma maior distância foco-filme (dFoFi)(distância foco- anteparo) resultará em uma menor ampliação da imagem radiográfica e menor zona de penumbra.Quantomenor a distância foco-filme (dFoFi)(distância foco-anteparo), maior a ampliação da imagem radiográfica e maior a zona de penumbra(fig. 5.5) .



Distância objeto-filme (distância objeto-Anteparo) – Corresponde à distância (d) entre o objeto (O) em estudo e o filme radiográfico (Fi) (anteparo).
Para uma mesma distância foco-filme (dFoFi) (distância foco-anteparo), uma menor distânciaobjeto-filme (dOFi) (distancia objeto-anteparo) resultará em uma menor ampliação da imagem radiográfica em menor zona de penumbra. Quanto maior a distância objeto –filme, maior a ampliação da imagem radiográfica, e maior zona de penumbra (fig. 5.6).
Distância foco-objeto (dfoO) – Corresponde à distância entre o foco emissor de raios X e o objeto em estudo.É semelhante a distância objeto-filme, ou...
tracking img