GEOMETRIA COM ORIGAMI

1656 palavras 7 páginas
RESUMO:

O origami representa um importante recurso metodológico para o ensino-aprendizagem da geometria, isso porque é evidente a carência de um ensino eficaz no meio matemático, nesse caso busca-se então uma forma simples e criativa de sanar as dificuldades em se aprender os conteúdos de geometria.

1. INTRODUÇÃO

A geometria ( do grego medir a terra) é uma das mais antigas ciências, visto que o conhecimento geométrico tem sua origem a cerca de 3.000 a.C.,e surgiu em decorrência da necessidade humana de desenvolver mecanismos para estruturar a realidade ao seu redor. A geometria tem se tornado um dos mais importantes ramos do conhecimento matemático, que desde então veio desenvolvendo-se baseados nas idéias dos mais renomados pensadores, como: Pitágoras, Tales de Mileto, entre outros.
As formas geométricas foram decisivas no processo de evolução do pensamento do ser humano, permitindo a constituição de inúmeros instrumentos que contribuíram para o domínio da natureza e facilitação de atividades do cotidiano, e apesar de sua necessidade para o desenvolvimento da criatividade vem sendo negligenciada nas abordagens do seu ensino-aprendizagem. Nesse sentido têm surgido muitas técnicas para o seu ensino, uma que vem sendo recentemente utilizada para tal fim é o origami.
Origami, a arte de dobrar papel é uma palavra de origem japonesa formada por Ori que significa dobrar e Kami que significa papel. Esse nome prevaleceu ao longo do tempo para manter sua origem no idioma. A arte do Origami vem sendo utilizada no Japão aproximadamente desde o séc. VIII. Apesar de o Japão ser considerado berço do Origami, acredita-se que o mesmo surgiu na China, local em que o papel foi inventado no ano 105 a.C. onde, portanto, sua utilização é mais antiga.
O Origami pode ser utilizado de várias maneiras como um recurso indicado para a exploração das propriedades geométricas. A construção e utilização de exemplos e sua análise detalhada trazem algumas sugestões, para bem

Relacionados